Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O Tocantins tomou a frente no sábado, 16, penúltimo dia do Salão do Turismo, em São Paulo, e convocou todos os estados da região Norte para, juntos, fazerem mobilização de público visando a votação, on line, para eleger a Amazônia uma das “Sete Maravilhas Naturais do Mundo”. E os visitantes corresponderam ao chamado, fazendo filas para dar o voto, outros solicitando o endereço na internet para votarem em suas casas, junto com a família.Toda a equipe da Adtur-Agência de Desenvolvimento Turístico usou camisetas representativas da campanha, e ainda distribuiu para os outros seis estados da região. A Amazônia concorre com as Cataratas de Iguaçu como finalistas do Brasil.

O consumidor que lotou o Salão Nacional do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo, conheceu novidades e descobriu promoções de viagens turísticas oferecidas a baixíssimos preços, deliciando-se com a gastronomia típica dos 27 estados. Satisfeitos, os artesãos do Tocantins contabilizaram até o sábado uma média de vendas diárias de 7 mil reais. De brincos, colares, suplás a bandejas, vasos e mandalas, além de bonecos decorativos com motivos de personagens regionais em jatobá, a peças em babaçu, das associações do Jalapão, Bico do Papagaio e de Dianópolis, tudo foi vendido.

Este ano a passarela onde os produtos para comercialização foram expostos valorizou a arte e o design, oferecendo variedades florais, cerâmica, bijuterias em sementes e animais empalhados. A artesã de Tocantinópolis, Maria Santos, feliz com o sucesso de vendas de seu artesanato, diz que volta à sua casa com dinheiro no bolso para “satisfazer sua família”. Já a paulistana Anair Miskulin, que gastou em torno de trezentos reais em compras para suas filhas, afirmou que vai ao Jalapão conhecer a origem do capim dourado.

Base Comunitária

O presidente da Adtur, Lucio Flavo Adorno, participou de lançamento de programa de Base Comunitária, do Ministério do Turismo, na quinta-feira, 15, onde a comunidade do Prata, em São Félix do Jalapão, é referência, congregando artesãos reunidos em associação, caso de sucesso como geradora de renda para as famílias. A coordenadora do programa no Ministério do Turismo, Kátia Flores, fez a apresentação em coletiva à imprensa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Adtur