Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O subsecretário de Produção de Energias Limpas da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ailton Parente, foi o representante do Tocantins na viagem ao Reino Unido com a finalidade de viabilizar a utilização de novas tecnologias para o manejo e controle dos resíduos sólidos urbano. O objetivo da visita foi o de promover parcerias entre empresas brasileiras e britânicas fomentando transferência de tecnologia neste setor.

A comitiva realizou visitas aos diversos estandes da Feira Internacional de Digestão Anaeróbica e Biogás e participou de rodadas de encontros com órgãos do governo britânico e empresas entre os dias 2 e 7 de julho. De acordo com o subsecretário, a visita foi uma oportunidade de conhecer as tecnologias do tratamento do lixo urbano, já disponíveis e com comprovação da eficácia na transformação de resíduos em energia (biogás). “A visita foi interessante, e o objetivo é trazer essas tecnologias para aplicá-las nas cidades do Tocantins, independente de seu tamanho, evitando que o lixo se transforme no maior problema do município, como na maioria das cidades brasileiras”, frisou.

Segundo o subsecretário, esta tecnologia tem um valor elevado, mas que o poder público precisa apresentar uma proposta de regulamentação para quem se interessar em investir em biogás. “O mais importante é que, com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, o assunto entrará em discussão sobre a conscientização das famílias, das empresas e do poder público para a destinação correta do lixo sólido. E essa prática, muito utilizada na Europa, transforma um problema em riqueza.”

O Reino Unido possui tecnologia avançada na área de tratamento dos resíduos sólidos por meio da digestão anaeróbia, uma alternativa sustentável e econômica que vai ao encontro das exigências da recentemente aprovada Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil. Atualmente, somente 13% das 53 milhões toneladas de resíduos gerados nos municípios brasileiros são levados a aterros sanitários controlados. Esta situação deve ser combatida até 2014, quando os municípios brasileiros deverão se confrontar com a nova política.

De acordo com o relatório de visitas feito pelo subsecretário, a Agência Ambiental Britânica relatou que o Governo dá incentivo à produção de energia via Biogás, pois esta energia é mais cara que as demais. Já segundo a agência, a Inglaterra tinha 426 aterros sanitários e, agora, com o programa de incentivo ao aproveitamento do lixo para a geração de energia atualmente existem apenas 26. Está redução ocorreu ao longo dos últimos 10 anos.

Experiências

A comitiva visitou a Kirk Environmental, uma planta de porte médio para tratamento de lixo urbano com geração de energia elétrica, a Cannington Bridgewater Somerset, que é uma planta de tratamento do chorume proveniente da estação de tratamento de água combinado com o lixo, e também a planta da Harper Adams University, constituída pela empresa Biogeen, de menor escala e que utiliza esterco de porco como insumo para a geração de energia. O subproduto, o biofertilizante, é utilizado na região, de economia primordialmente agrícola.

A transformação de resíduos em energia (eletricidade ou biogás) e fertilizantes ao invés do depósito em aterros sanitários reduz consideravelmente as emissões do metano, mitiga o risco de contaminação de lençóis freáticos e evita a degradação de áreas para depósito de lixo.

Fonte: Ascom Seagro