Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O servidor aposentado do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), Kleber Bucar Barreira lançará, dia 31 de julho, às 11h30, no Café Literário da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit), o Livro Araguacema – Duzentos Anos de História –1811/2011. Na ocasião, o autor também ministrará palestra com o tema: “Leitura como Ferramenta do Desenvolvimento e Cidadania”, das 10h30 às 11h30.

No livro o autor faz uma abordagem histórica do período pré-Araguacema, relatando fatos como a criação do presídio, até fatores que motivaram o desenvolvimento da região. “Fatos importantes estavam sendo descaracterizados. Como filho da cidade, que prezo muito, por bem, sai em busca de informações em livros, em conversas com ex-prefeitos e documentos históricos”, explicou.

História

O autor disse ainda que o livro é um presente para as gerações atuais e futuras, visando ao resgate histórico da cidade. “Conseguimos muitas datas importantes e fotos. Entrevistei vários ex-prefeitos, conseguimos fotos com familiares de ex-prefeitos mortos, abordando fatos mais marcantes no mandato de cada um deles, desde a fundação da cidade, sempre levando em consideração a cronologia dos acontecimentos”, destacou.

Biografia

Kleber Bucar Barreira começou a escrever o livro em 2007. É graduado em Direito e servidor aposentado do TRE/TO, do qual prestou serviços como Analista Judiciário de 1993 a 1996, período em que auxiliou na reorganização funcional das Zonas Eleitorais devido à criação do Estado do Tocantins.

Fonte: Ascom TRE