Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Em visita ao Tocantins, nessa quinta-feira, 21 de julho, para inauguração da primeira usina de açúcar e bioenergia da Bunge, na região Pedro Afonso, o ministro de Minas e Energias, Edson Lobão, destacou o potencial agroenergético do Estado. Na ocasião, o ministro que representava a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, aproveitou para falar sobre a importância da produção do etanol para garantir o desenvolvimento energético do país.

“Estamos fazendo o mapa do potencial energético do Brasil inteiro e o Tocantins tem vocação para a produção de energias renováveis”, afirmou Edson Lobão, se referindo ao potencial de produtividade da cana-de-açúcar, matéria prima para a produção do álcool combustível. Para o ministro, a instalação de usinas produtoras de bionergia, como a instalada em Pedro Afonso, é fundamental para a matriz energética brasileira.

O ministro chegou ao Tocantins pela manhã, na quinta-feira, e foi recepcionado pelo governador Siqueira Campos, no aeroporto de Palmas, de onde seguiram em comitiva para o município de Pedro Afonso, para inauguração da primeira usina "greenfield" (construído do zero) da Bunge, situada na zona rural do município. O evento de inauguração da indústria também contou com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa; do presidente da Bunge Brasil, Pedro Parente; dos secretários de Governo Jaime Café (Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário), Renan de Arimatéria (Casa Civil), Lívio de Carvalho (Relações Institucionais) e Borges da Silveira (Ciência e Tecnologia), dentre outros.

Bunge

A construção da usina em Pedro Afonso teve início em janeiro de 2009 e, em julho de 2010, a unidade já havia iniciado a operação em caráter experimental. Desde maio deste ano, a usina está em plena atividade. O plantio do canavial teve início em julho de 2007, com um viveiro de mudas em 237 hectares. Hoje, são mais de 24 mil hectares plantados e a projeção até 2012 é de atingir 32 mil hectares de cana-de-açúcar na região. Em parceria com centros de pesquisa, a Bunge se dedicou também à inovação ao desenvolver variedades de cana-de-açúcar específicas para o clima e o solo da região.

A usina terá capacidade para produzir 180 Gwh por ano de energia e, a partir de 2013, a unidade poderá contribuir para o fornecimento de energia elétrica do estado do Tocantins. Foram investidos mais de 20 milhões de dólares no processo de co-geração, que consiste na queima do bagaço da cana (resíduo da produção) para gerar energia elétrica. Uma parte desta energia será utilizada internamente para operar a usina, ou seja, a unidade é autossuficiente energeticamente. Outra parte poderá ser disponibilizada ao sistema elétrico nacional, com capacidade para abastecer uma cidade de até 300 mil habitantes.

Fonte: Ascom Seagro