Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os visitantes da Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins - que se interessam pela cultura indígena não podem deixar de passar pela Estação Multicultural. O espaço rústico, ao lado Leste da Praça dos Girassóis, conta com exposição de artesanato indígena, pintura corporal, esteiras de palhas no chão para acomodar os visitantes e índios dispostos a contarem a sua história de vida e de suas etnias.

Na tarde da última quinta-feira, 28, o público que passou pelo espaço pode conferir toda riqueza cultural das etnias presentes, Krahô, Karajá e Xerente. Anciões indígenas, como o conselheiro e vice-cacique João Miguel Krahô, de Itacajá, deram depoimentos, durante a apresentação Aprendendo com os mestres.

João Miguel contou que, na verdade, é Apinajé, mas vive junto aos Krahô durante muito tempo. Os Krahô estão espalhados pela região de Itacajá e Goiatins, Nordeste do Estado, distribuídos em 24 aldeias com mais de 2.300 índios, vivendo basicamente de caça, pesca e agricultura.

Uma das histórias Krahô é de que, pintados como guerreiros, foram até o estado de São Paulo em busca de sua machadinha sagrada e de um museu conseguiram retirar o objeto e levá-lo de volta à tribo. Atualmente, é exibida em suas festas e celebrações. A machadinha de pedra é tida como símbolo sagrado e a chamam de Khoyré, acreditam que ela seja responsável por manter a harmonia e o respeito dentro da comunidade.

Apresentações de danças, também, estão ocorrendo todos os dias na Estação Multicultural. A Flit prossegue até o próximo dia 3 de agosto.

(Ascom Seduc)