Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Acalanto – Academia de letras de Araguaina e Norte Tocantinense lamenta o falecimento da professora Maria dos Anjos Carreiro de Sousa, Educadora, Poetisa e membro desta Academia, ocorrido no último dia 27 de julho de 2011.

Professora Maria dos Anjos se encontrava em Goiânia (GO), em tratamento, acometida de Leucemia. O corpo foi velado no Santuário Sagrado Coração de Jesus.

Segundo nota da Acalanto a perda é irreparável “oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos”, diz a nota assinada pelo presidente Edson Gallo.

Perfil

Maria dos Anjos Carreiro de Sousa nasceu em Loreto, Maranhão, no dia 23 de setembro de 1945, escreveu, entre outros, O Lado de Dentro (Poemas), com apresentação de José Francisco da Silva Concesso e prefácio de José Manoel Sanches da Cruz,

Filha de João Diniz de Sousa e Maria do Carmo Carreiro da Silva. Após os estudos primários em sua terra natal, deslocou-se para outros centros, onde também estudou. Mudou-se para Araguaina, norte de Goiás, hoje Tocantins, em 1952, com 7 (sete) anos de idade. Com o passar do tempo e mediante Concurso Público, foi efetivada como professora. Em 1974, com 29 anos de idade, foi trabalhar na Escola Estadual Marechal Castelo Branco, na Vila Aliança. Em 1975, com 30 anos, foi transferida para a Escola Estadual de Araguaina, hoje Escola Estadual Professor João Alves Batista. Em 1993, com 48 anos de idade, aposentou-se, dedicando-se a diferentes atividades.

Fundou, junto com outros, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET), sendo hoje Diretora da Secretaria dos Aposentados. Fundadora, ao lado de outros, da Comissão de Direitos Humanos, da Casa da Cidadania Dom Helder Câmara. Entre 2001 e 2003, foi Conselheira Tutelar da Criança e do Adolescente de Araguaina.

Membro fundadora da Academia de Letras de Araguaina e Norte Tocantinense (ACALANTO), presidida (2007) por José Francisco da Silva Concesso. Colaboradora de diversos jornais, entre os quais, O Progresso.

Membro de diferentes entidades sociais, culturais e de classe, entre outras, Movimento de Cursilhos de Cristandade(MCC), de que tem sido coordenadora Diocesana, entre 1993 e 1997, na Diocese de Tocantinópolis. Em espaço cedido pela Organização Jaime Câmara para a Igreja Católica, Exerceu a função de radialista na Rádio Anhanguera, de Araguaina.

É verbete do Dicionário Biobibliográfico Regional do Brasil, de Mário Ribeiro Martins, via Iinternet, dentro de Ensaio, no site www.usinadeletras.com.br ou www.mariomartins.com.br