Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 10ª edição do Festival Chico se encerra nesta terça-feira, 2, com o lançamento do documentário "Uma noite em 99", dirigido por André Araújo, no qual é contada a história do primeiro Chico, além de trazer os bastidores e depoimentos de alguns personagens envolvidos no projeto ao longo dos anos. No encerramento do festival serão entregues os troféus da mostra competitiva e as homenagens e menções honrosas do Chico 10 anos, e também exibido o curtíssimo "Acidentalmente". O encerramento tem início às 19:30 horas.

O Festival Chico acontece desde o dia 26 de junho na FLIT - Feira Literária Internacional do Tocantins, no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes. A Mostra Chiquinho, filmes infanto-juvenis dos acervos do Cine Miragem e Cine Canto das Artes, contabilizou um público de cerca de 900 pessoas, em 10 sessões diurnas.

A Mostra Competitiva, por sua vez, contou com público de até 120 pessoas nos dias em que foram exibidas as categorias videoclipe, videoremix e curtíssimos, bem como no domingo, quando exibida a categoria Curta Amazônia.

Convidados

Entre os convidados da 10ª edição do Festival Chico estiveram, o cineasta e documentarista Hermes Leal, Rodrigo Bouillet, que é coordenador de rede da ação Cine Mais Cultura (Ministério da Cultura - MinC), Antônio Leal,diretor-executivo do Fórum dos Festivais, e o coordenador do Clube de Cinema do Circuito Fora do Eixo, Rafael Rolim. Os convidados desenvolveram painéis de diálogo e temas de aprendizado e reflexão, relacionados ao segmento do audiovisual.

A edição prevê oito dias de evento e cerca de 50 horas de programação. A produção do evento envolveu 26 agentes culturais do Tocantins, e contou com vários outros colaboradores.

O Festival Chico 2011 é uma realização do CIM – Centro de Imagem e Som, com o patrocínio do Governo do Tocantins e apoio cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, Canto das Artes, Revista de Cinema, Cine Mais Cultura, Circuito Fora do Eixo, GM Viagens e Eventos, Hotel Estrela, Publicult, Public + Web, Inovação Contabilidade, ATCV – Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo.

Mostra Retrospectiva

Nesta terça-feira, 2, às 11h e às 15h, haverá a Mostra Retrospectiva, na qual serão exibidos curtas do Tocantins, Maranhão, São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Serão sete vídeos no primeiro horário e nove no segundo. A curadoria é do jornalista Flávio Herculano.(Ascom Festival Chico)