Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A III Feira e Encontro da Agricultura Familiar de Arrais teve 800 visitantes na Praça da Matriz, no centro da cidade. O evento foi realizado pelo governo do Estado por meio do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins , Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário e Prefeitura Municipal, nesta segunda –feira, (01 de agosto), dentro da programação dos 271 anos de aniversário da cidade.

O agricultor familiar João Fernandes da Costa, da Comunidade Quilombola Calunga de Mimoso, localizada a 120 km de Arraias, trouxe para a feira doces, conservas, verduras e farinha, satisfeito comemora a comercialização dos produtos. “ È o segundo ano que participo dessa feira, aqui é uma ótima oportunidade para aumentar a nossa renda e divulgar o trabalho da comunidade”, explicou.

Para Maura Ribeiro dos Santos, moradora da cidade e integrante da Associação dos Produtores Rurais Ponta da Serra, a feira deveria ser realizada com mais freqüência. ” Somos 53 associados , no dia a dia vendemos nossos produtos aqui mesmo na cidade, mas num evento como esse, onde passam pessoas de várias cidades e regiões do Estado, a divulgação é bem maior. Acho que o encontro deveria acontecer uma vez por mês”, disse a produtora.

A mesma opinião é comungada pelo Produtor de rapaduras, Aécio Moura, de 46 anos. “Ás vezes as pessoas não tem noção das riquezas produzidas por nós agricultores familiares, com os encontros a gente pode mudar essa realidade”, frisou.

Presente no evento, a Deputada Federal, Dorinha Seabra, se comprometeu em apoiar a realização das Feiras da Agricultura Familiar, destinando verbas para o Ruraltins. “ È importante que os agricultores tenham regularidade na comercialização dos produtos, só assim terão condições de produzir mais e aumentar a renda familiar, destacou.

Em seu discurso, durante a abertura oficial , o presidente do Ruraltins, Olimpio Mascarenhas, destacou que a Feira da Agricultura Familiar é um momento de integração, de superação e de união .”È necessário que todas as instituições federais, estaduais e municipais caminhem juntas, pois só assim venceremos os desafios e faremos do Tocantins um lugar melhor para se viver”, lembrou. Na oportunidade o presidente anunciou que o programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar vai disponibilizar recursos na ordem de R$ 860 mil reais para a aquisição de alimentos, beneficiando mais de 2.200 pessoas da região sudeste do Estado.

Para o prefeito de Arraias, Antônio Wagner Barbosa Gentil, A Feira da Agricultura Familiar entra em definitivo para o calendário da cidade.. “O encontro deixou ser um evento local e ganhou status de regional, os produtores não medem esforços para participar e nós também estamos superando as dificuldades para contribuir com o crescimento dos agricultores e também da região” comentou.

Arraias.

Além da realização da Feira e Encontro da Agricultura Familiar, dentro das comemorações dos 271 anos de emancipação política de Arraias, teve cavalgada, com a participação de cerca de 50 cavalheiros, apresentações culturais, entrega de obras e shows com diversos artistas e bandas.

III Feira e Encontro da Agricultura Familiar

A III Feira e Encontro da Agricultura Familiar teve a participação de 100 agricultores familiares dos municípios de Arraias, Conceição do Tocantins, Taipas, Almas, Dianópolis, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga, Aurora, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Paranã, São Salvador, Natividade e região circunvizinha.