Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O governador Marconi Perillo receberá a Comenda Ordem do Mérito do Tocantins, no mais alto grau da condecoração, o Grã-Cruz. Ele vem ao Estado a convite do governador Siqueira Campos que entregará a Comenda no final da tarde desta quinta-feira, 4. Siqueira Campos disse que a outorga simboliza a gratidão do povo tocantinense para com o governador Marconi Perillo que “ao longo da sua trajetória política tem relevantes serviços prestados ao nosso Estado.”

A Ordem do Mérito do Tocantins foi criada pela Lei 39, de 3 de maio de 1989 e é conferida a personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, que tenham merecido a gratidão e a admiração do povo e do Governo do Estado do Tocantins, prestado relevantes serviços ao País e ao Tocantins e que também tenham se destacado no exercício de profissões, contribuído para realçar o nome do País ou do Estado, em particular no exterior, além de conferida atividade humana com contribuição para a paz mundial, a integração dos povos e o bem da humanidade.

A Comenda é constituída de cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. A admissão da Ordem do Mérito do Tocantins é formalizada pelo Governador do Estado por meio de diploma, insígnia, medalha, faixa, Button ou barreta.

A concessão dos Graus da Ordem obedece critérios e é outorgada a Presidente da República, Vice-Presidente da República, Presidente do Senado Federal, Presidente da Câmara Federal, Ministros de Estado, Governadores e Vice-Governadores de Estado, Almirantes-de-Esquadra, Generais de Exército, Tenentes-Brigadeiros, Ministros de 1ª Classe, Embaixadores Estrangeiros e outras personalidades de hierarquia equivalente.

Trajetória

O governador Marconi Perillo iniciou sua carreira política em 1985, no PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Em 1992, juntamente com outras lideranças, filiou-se ao PST - Partido Social Trabalhista, onde permaneceu até 1993, ano em que a legenda fez fusão com o PTR - Partido Trabalhista Renovador criando o PP - Partido Progressista. Em 1994, Marconi Perillo foi eleito deputado federal pelo PP.

Em 1998, com apenas 35 anos de idade e já no PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, Perillo foi eleito governador de Goiás, tornando-se então o mais jovem Governador do Brasil. Nessas eleições, as pesquisas indicavam um grande favoritismo do ex-governador e então senador Iris Rezende, ex-colega de legenda de Perillo e a principal liderança política do Estado à época. Perillo inesperadamente derrotou Rezende no 2o.turno e assumiu o Governo de Goiás, reelegendo-se depois em 2002 ainda no 1o.turno. Em 2006 não conclui seu mandato, desincompatibilizando-se em 31 de março para concorrer ao Senado Federal. Foi eleito com 75% dos votos e ainda contribuiu para a eleição de seu sucessor, seu vice-governador Alcides Rodrigues ao Governo do Estado. (Secom)