Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foram abertas no último dia 3 de agosto as pré-inscrições para cursos de licenciatura presenciais voltados para educadores em exercício na rede pública de educação básica. Das cerca de 30 mil vagas disponibilizadas pelo MEC – Ministério da Educação, 750 são destinadas para professores do Tocantins. O prazo para as pré-inscrições vai até 10de setembro e a previsão é que as aulas tenham início no primeiro semestre de 2012.

Os cursos fazem parte do Parfor – Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica e tem por objetivo garantir aos professores em exercício na rede pública uma formação acadêmica exigida pela lei de diretrizes e bases da educação nacional, bem como promover a melhoria da qualidade da educação básica.

Para isso são ofertados diferentes cursos: de primeira licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica sem formação superior; de segunda licenciatura, para professores em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; e formação pedagógica, para professores em exercício na rede pública da educação graduados, mas não licenciados.

Para formalizar a pré-inscrição e obter informações sobre os cursos e número de vagas ofertadas, os educadores devem acessar a Plataforma Freire pelo endereço eletrônico: http://freire.mec.gov.br/index-static.

Após o período de pré-inscrições as secretarias de Educação Estadual ou municipal, à qual o servidor estiver vinculado, terão até o dia 08 de outubro para validar as inscrições.

Professores do Tocantins

Os educadores em exercício na rede pública de ensino do Tocantins poderão pleitear vagas nos cursos de licenciatura em: Artes e Teatro, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Biologia, Ciências Biológicas e Informática. As aulas serão presenciais e acontecem nos campus da Universidade Federal do Tocantins.

No campus de Palmas estão sendo disponibilizadas 160 vagas. Em Araguaina são 200; 80 em Arraias; 120 em Gurupi; 40 em Miracema; 110 em Porto Nacional e 40 em Tocantinópolis, totalizando 750 vagas para os professores do Estado. (Assessoria de Imprensa)