Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Pela segunda vez, este ano, choque elétrico provoca a morte de trabalhador terceirizado da Rede Celtins. Desta vez, a vítima foi o jovem Ricardo Fernandes da Silva de 22 anos. O acidente ocorreu nessa segunda-feira, 8 de agosto, na região de Monte Santo. A informação é do Sindicato que representa os servidores.

No último sábado, 6 de agosto, outro trabalhador, também de empresa terceirizada da concessionária, sofreu um choque elétrico enquanto executada seus serviços na região de Araguaina. Ele foi conduzido ao hospital e já recebeu alta. Em maio, dia 28, Huilton Vieira Lima, perdeu a vida nas mesmas condições que Ricardo.

Na tentativa de combater ou minimizar riscos de acidentes como o ocorrido que o Sindicato dos Trabalhadores em Eletricidade no Estado do Tocantins (STEET) tem feito campanha contra a prestação de serviço terceirizado da atividade fim da Celtins, inclusive com ação na Justiça do Trabalho, visando comprovar a ilegalidade da prática. “Acidentes dessa natureza acontecem por falta de planejamento de trabalho, de capacitação à altura dos profissionais, de acompanhamento e fiscalização, além da falta dos equipamentos individuais e coletivos necessários para a realização das tarefas. Essa é uma das razões que o Sindicato denunciou ao Ministério Público do Trabalho que entrou na Justiça contra a Celtins, para acabar com a terceirização de sua atividade fim, que só contribui para a precarização da relação de trabalho”, condena Sergio Fernandes, presidente do STEET

Greve

Desde o dia 18 de julho, que cerca de 80% dos 800 trabalhadores das empresas terceirizadas da Rede Celtins estão em greve, reivindicando não somente reajuste salarial, mas também melhores condições de trabalho. Eles permanecem irredutíveis e não querem retornar as atividades enquanto não receberem uma proposta das empresas que seja digna de ser aprovada, segundo informou o Sindicato.

Com base da súmula Nº 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a atividade fim da concessionária não pode ser terceirizada. A atividade fim é o serviço de ligação, religação, leitura de faturamento, plantão e manutenção geral. ( Ascom)