Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

“Esta ação não substitui as já executadas pelos governos estaduais e municipais, por isso precisamos construir uma força tarefa para eliminar a pobreza no Brasil”, com estas palavras, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, resumiu, durante teleconferência realizada na tarde desta segunda-feira, 8, a função do Plano Brasil Sem Miséria, lançado pela presidente Dilma Rousseff, no dia 2 de julho deste ano e que tem como objetivo elevar a renda e o bem-estar de mais de 16 milhões de brasileiros que ainda se encontram em condições de extrema pobreza.

O Tocantins participou da teleconferência, que foi transmitida ao vivo no auditório do Palácio Araguaia. “O Plano Brasil Sem Miséria está em fase de elaboração e recebe sugestão dos estados, por isso convidamos todas as secretarias envolvidas com o social, para assistirem a conferência e a partir dela, juntarem-se a nós na elaboração do Plano do Tocantins, que será apresentado pelo governador Siqueira Campos à presidente Dilma, em setembro deste ano”, informou o secretário do Trabalho e da Assistência Social do Tocantins, Agimiro Dias da Costa.

Ainda segundo Agimiro, o Tocantins já sai na frente dos demais estados, pelas ações que realiza no sentido de combater a extrema pobreza. “Temos os Pioneiros Mirins e o Tocantins sem Fome, o qual queremos pactuar com o Governo Federal para a divisão do pagamento da cesta, que a partir de agora será distribuída através do cartão, com isso estaremos distribuindo recursos em todo o estado, pois não teremos mais a compra de alimentos em um determinado comércio, mas em vários, e com o processo do cartão estaremos economizando na logística”, destacou o secretário.

De acordo com a assessoria jurídica da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social do Tocantins (Setas), o foco principal do estado é a qualificação profissional de toda a população, inserindo principalmente os beneficiários de programas como o Bolsa Família, por exemplo, no mercado de trabalho através de cursos de formação sintonizados com a vocação econômica de cada região do Estado.

Atividades

A partir de amanhã, a Setas visitará todas as secretarias do governo, para montar um comitê intersetorial. “Vamos elaborar um plano de ação estadual para, a partir daí, fazermos uma pactuação entre Governo Estadual e Federal e a pactuação regional que acontecerá entre todos os estados da região Norte do Brasil, encontro que deve acontecer aqui no Tocantins, com a presença da presidente Dilma e da ministra do MDS”, afirmou a assessora jurídica da Setas, Michelle Albernaz, acrescentando que todos os cadastros já existentes de projetos sociais como o Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e os demais, serão inseridos nas ações do novo plano, para além da bolsa auxílio, receberam benefícios como documentação, energia elétrica, combate ao trabalho infantil, segurança alimentar e nutricional, educação infantil, saúde da família, distribuição de medicamentos para hipertensos e diabéticos, tratamento dentário, exames de vista e óculos, entre outros.

Para Agimiro Costa, é importante a participação de todos, da população em geral, empresas públicas e privadas, associações, cooperativas e ONGs, prefeitos, assistentes sociais. “Precisamos envolver todos, para que possamos levar este projeto onde estão as pessoas que mais necessitam, porque hoje o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não tem dados precisos de onde estão os pobres, por exemplo, onde estão os 16% dos pobres que passam fome no Tocantins, esses dados o IBGE deve nos passar nos próximos dias”, afirmou. (Secom