Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Mais de 600 trabalhadoras rurais realizam na tarde desta segunda-feira, 15, a partir das 16 horas, na Avenida JK em Palmas, um ato público que tem como objetivo compartilhar com a população da Capital as reivindicações das trabalhadoras rurais do Tocantins.

Também participam do Ato, trabalhadoras rurais do Pará e Maranhão que seguirão rumo à Brasília junto com a delegação do Tocantins. Ao todo, estas somam cerca de 450 mulheres.

Na programação da Marcha, em Brasília, as tocantinenses se dividem e participam na terça-feira, 16, de dois grupos de discussões: Biodiversidade e Democratização dos Recursos Ambientais, e Saúde e Direitos Reprodutivos. Já na quarta-feira, 17, as trabalhadoras rurais caminham em protesto na Esplanada dos Ministérios e terão encontro com a presidente Dilma Rousseff.

Ainda na programação da Marcha, trabalhadoras rurais de cinco regiões do Estado expõem seus produtos na Mostra Nacional da Produção das Margaridas.

Fetaet

A mobilização para a participação das trabalhadoras do Tocantins na Marcha das Margaridas é coordenada pela Fetaet – Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura do Tocantins, que conta com 74 sindicatos filiados.

Marcha

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e de movimentos feministas e de mulheres.

A Marcha está em sua 4ª edição e se consolidou na luta contra a fome, a pobreza e a violência sexista, com grandes mobilizações nacionais nos anos de 2000, 2003 e 2007. Em 2011, sua plataforma política tem como lema “Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”.

A realização da Marcha é coordenada pelo MSTTR, composto pela Contag – Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura, 27 Federações e mais de 4000 sindicatos em todo país.(Ascom)