Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

O governador Siqueira Campos visitou na noite da última sexta-feira , 12, o Festejo de Santa Filomena, padroeira da cidade de mesmo nome, localizada na microrregião do Alto Parnaíba Piauiense, divisa com o estado do Maranhão. Siqueira Campos atendeu convite do ex-governador tocantinense, Moisés Avelino, que o acompanhou na viagem, ao lado da ex-primeira-dama Virgínia Pugliese Avelino.

Acompanhado da primeira-dama Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, da secretária de Cultura do Tocantins, Kátia Rocha, e da sua nora Poliana Marques Siqueira Campos, nascida em Santa Filomena, o governador assistiu à missa na Igreja Matriz celebrada pelo pároco da cidade, padre José Manoel Águila Martins e pelo padre João Myers.

Após a missa, o ex-governador Moisés Avelino, natural da cidade, elogiou a participação e envolvimento dos moradores com o Festejo da Padroeira, manifestando sua alegria em rever pessoas com quem conviveu na infância e adolescência, mas lamentou a carência da população e a falta de infraestrutura, como a ponte sobre o Rio Parnaíba, que sequer existe projeto de construção, cuja extensão é de pouco mais de 100 metros. “Santa Filomena é a única cidade piauiense isolada do próprio Estado do Piauí, esquecida pelo governo”, frisou.

Convidado a falar, o governador Siqueira Campos reforçou as palavras de Moisés Avelino e disse que a identificação entre o Tocantins e Santa Filomena é grande, por isso propôs fazer gestão e trabalhar pela construção da ponte e de outros benefícios para a cidade. “Não podemos fechar os olhos para as necessidades dessa gente que nos recebe com tanta alegria e carinho”, disse emocionado.

O prefeito Esdras Filho e a primeira-dama, Luisângela Nogueira, também assistiram a missa, ao lado da comitiva do governador Siqueira Campos e de Moisés Avelino. Tanto Avelino quanto Siqueira Campos lembraram que o Tocantins, apesar de ter apenas 23 anos, tem 90% das cidades com acesso por rodovias asfaltadas.

Santa Filomena completa 147 anos de emancipação no próximo dia 25 e tem pouco mais de seis mil habitantes. Possui um dos maiores territórios do Estado, sendo a 22º economia do Piauí. (Assessoria de Imprensa governador Siqueira Campos)