Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados ontem, segunda-feira, 15, o deputado Laurez Moreira (PSB/TO) ressaltou os avanços na agricultura familiar brasileira. Segundo o parlamentar, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012 é a prova da prioridade do campo para o governo Dilma. “Os recursos destinados a esses valorosos homens do campo demonstram que o Executivo está sintonizado com o desenvolvimento rural do país. A agricultura familiar é responsável pela redução das desigualdades sociais, criando, assim, um Brasil mais justo. São produtores capazes de levar o aumento da renda e a melhoria produtiva para todo o País”, afirmou, otimista.

O deputado ressaltou a aplicação de R$ 16 bilhões do Plano Safra que serão investidos em operações de custeio, investimento e comercialização de produtos. Laurez Moreira elogiou ainda a Política de Garantia de Preços Mínimos para a Agricultura Familiar (PGPM-AF), instituído pelo governo federal e que reduz as taxas de juros e aumenta os limites de financiamento do Programa Nacional da Agricultura Familiar ( Pronaf ). “Assim, o Estado possibilita a utilização de instrumentos de comercialização, para garantir, assim, que o produtor recebe o preço mínimo – pré-fixado - pelo que produz”, afirmou.

Ainda segundo Laurez, ao assegurar a compra a preços justos, o governo promove geração de renda, diminui a volatilidade nos mercados regionais e permite regulação de preços.

Ao finalizar seu discurso, Laurez Moreira ressaltou também as propostas voltadas aos investimentos do governo, como a redução a taxa de juros e aumento dos limites de créditos, e os incentivos voltados à assistência técnica dos pequenos agricultores. “Hoje, a agricultura familiar produz 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa”, afirmou. (Assessoria de Imprensa Laurez Moreira)