Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

A presidente do comitê organizador dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), Marília Mascarenhas, disse nessa terça-feira, 16, durante a abertura da 21ª edição do Jets que acredita na possibilidade do Estado do Tocantins voltar da etapa nacional das disputas dos jogos estudantis com um número de medalhas. “O Tocantins conta com um maior número de participantes e o nível técnico dos estudantes subiu muito, a ponto dos próprios árbitros destacarem isto”, diz

A presidente ilustra bem a confiança que todos depositam nos alunos-atletas tocantinenses, que disputam, a partir desta quarta, 17, até o próximo dia 20, nas modalidades coletivas, vagas para a etapa nacional dos Jogos Estudantis, que acontecem entre os dias 09 e 18 de setembro, em João Pessoa, capital da Paraíba.

Após a apresentação artística Diversidade e Ritmos, que contou com exibições de ginástica rítmica, de fanfarra, de balé e de quadrilha, e do acendimento da pira olímpica, realizado pelo maratonista Eliésio Miranda, pelo estudante Leandro da Silva Teixeira e pela aluna indígena Budy Kethy Xerente, o secretário estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, falou sobre a importância dos Jets e adiantou uma possível transformação a ser realizada na próxima edição. “Possibilitar a estas crianças e a estes jovens participar de uma competição como esta é muito importante para a formação do espírito esportivo em todos eles. A conciliação entre o esporte e a Educação é fundamental neste sentido, e todos devem participar deste processo; por isto estamos estudando uma forma de incluir novas modalidades nos Jogos de 2012, adaptando atividades para os portadores de necessidades especiais e também alguns esportes indígenas, que este ano já ano vários alunos indígenas estão participando e até mesmo se destacando. Queremos todas as escolas juntas, toda esta juventude sadia unida em prol da Educação e do esporte”, pontuou Danilo de Melo Sousa, que na ocasião representou o governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos.

Modalidades coletivas em disputa nas finais estaduais

Se no último final de semana 81 alunos-atletas garantiram a participação na etapa nacional dos Jogos Estudantis, isto nas modalidades Atletismo, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Judô, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez, desta vez entram em disputa as 92 vagas destinadas às equipes campeãs no Basquete, no Futsal, no Handebol e no Vôlei. Para o secretário estadual da Juventude e dos Esportes, Olyntho Neto, a determinação demonstrada pelos participantes o leva a crer que o Tocantins pode ter um representante nos próximos Jogos Olímpicos de 2016. “Todos estes que estão participando das finais estaduais dos Jets estão aqui por mérito próprio, pelo esforço pessoal que fez, isto à base de muita determinação e suor. Além disto, eles demonstraram ter muito talento e persistência na busca dos objetivos que traçaram, o que é a base para a formação de um atleta campeão. Nós vamos lançar, em breve, o projeto ‘Tocantins Olímpico’, que vai incentivar as práticas esportivas, principalmente aquelas que são modalidades olímpicas. Desta maneira, acredito muito que vamos vibrar com um atleta tocantinense nas próximas Olimpíadas, que vão ocorrer em 2016, no Rio de Janeiro; eles vão se esforçar ao máximo para que isto se torne realidade”, exaltou Olyntho Neto.

No total, cerca de 780 alunos-atletas de todas as 13 Diretorias Regionais de Ensino (DREs) do Estado estão participando desta etapa final dos Jets, nas modalidades coletivas. Os jogos de Basquete vão acontecer no próprio Colégio São Francisco; os de Futsal serão disputados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e no Colégio Marista; já os de Handebol no Colégio Batista; enquanto os de Voleibol serão disputados no Colégio Militar. (Ascom Seduc)