Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta quinta-feira, 18, às 16 horas, na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Senador Vicentinho Alves participa de audiência com o presidente da agência, Marcelo Pacheco dos Guaranys, para tratar de assuntos relacionados ao Aeroclube de Porto Nacional.

Participam da reunião, o presidente do aeroclube, Neto Aires; o administrador da escola de aviação, Cássio Costa; o diretor de instrução, Márcio Trevisan, além do coordenador de cursos, Ivonaldo Soares. Em pauta, solicitações para melhorias na estrutura operacional do aeroclube.

Os problemas são conhecidos e diversos. A nova presidência da associação quer mudanças imediatas para funcionar atendendo, futuramente, até 90 alunos a cada trimestre.

"Quando assumi a presidência do aeroclube, encontrei junto com nossa equipe uma situação preocupante: eram aviões sucateados, débitos acumulados no comércio local e com alunos, uma desestruturação gritante. Na força política do Senador Vicentinho Alves, que é aviador e um defensor do aeroclube, vimos à ANAC para trazer nossas reivindicações e acreditamos que saíremos desse encontro fortalecidos a recuperar este patrimônio do Tocantins", informou Neto Aires.

Na proposta da entidade, a formação dos alunos poderá ser realizada nas categorias curso de piloto privado e curso de piloto comercial de aviões e de helicópteros (este último, a novidade da grade curricular, que assim como o curso para aviões, incorpora a habilitação dos novos aviadores em vôos por instrumentos). Por isso, a busca de apoios para gerir com investimentos a nova administração do aeroclube inicia com esta reunião junto ao governo federal.

"Como estruturar com mudanças técnicas e de corpo gestor eficiente uma estrutura onde a prática estava viciada e com erros grosseiros? Buscando apoio e trabalhando incansavelmente. Desde que assumimos a nova gestão do aeroclube, partimos para identificar e resolver os problemas administrativos imediatos; agora, é uma nova etapa - buscar incentivos tanto no setor privado, quanto no governamental a fim de transformar o aeroclube de Porto Nacional na referência da formação de aviadores no Norte do país", ressaltou Cássio Costa, que administra a escola de aviação.

Segundo o Senador Vicentinho Alves, a importância de uma escola estruturada, apta a formar excelentes aviadores passa pelo banco de formação de um aeroclube. “Os governos precisam reconhecer a importância dos centros de formação de pilotos que saem dali direto para trabalhar na aviação - geral ou em companhias. O aeroclube de Porto Nacional passou por momentos difíceis e por isso, como aviador que sou, pleitearei incentivos junto ao Governo para que possamos contar com novas aeronaves num das escolas de aviação mais antigas e de prestígio do Brasil.”, disse.

O aeroclube de Porto Nacional foi fundado em 18 de Janeiro de 1955. (Ascom Vicentinho Alves)