Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, assegurou que o 1º Encontro Estadual de Secretários da Agricultura possibilitará uma parceria entre o governo do Estado e municípios, que é fundamental para o desenvolvimento do setor produtivo. “Precisamos trabalhar em conjunto com cada secretário municipal de Agricultura e com cada presidente de sindicato, para desenvolver os diversos projetos que temos para potencializar ainda mais o agronegócio, que é uma das principais atividades do nosso Estado”, afirmou.

O Encontro de Secretários da Agricultura acontecerá entre nos dias 22 e 23 de agosto, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. O evento é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Faet - Federação da Agricultura do Tocantins. Participarão do encontro, o governador Siqueira Campos, a presidente da Faet e senadora Kátia Abreu, o superintendente de Sebrae/TO Paulo Massuia, os secretários Eduardo Siqueira Campos (Planejamento), Jaime Café (Agricultura) e Omar Hennemann (Oportunidades), dentre outros.

O tema do Encontro dos Secretários da Agricultura será: “Desenvolvimento Sustentável para o Homem do Campo”. De acordo com Jaime Café, as discussões serão voltadas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Tocantins e também para os reflexos na qualidade de vida do homem do campo. “A agricultura tocantinense já representa muito, mas pode avançar muito mais”, afirmou o secretário estadual.

Prefeitos e secretários de Agricultura dos 139 municípios tocantinenses serão convidados para o 1º Encontro dos Secretários da Agricultura. Também deverão participar do evento, presidentes de todos os sindicatos rurais do Estado, parlamentares e outros representantes do Governo e do setor agrícola tocantinense.

Os participantes do Encontro, também poderão assistir palestras sobre linhas de crédito voltadas para a agricultura, sobre aquicultura, defesa agropecuária e produção de energias limpas. A subsecretária de Aquicultura e Pesca, Myiuki Hiashida, fará a palestra sobre aquicultura; o presidente da Adapec, Geraldino Vaz, sobre defesa agropecuária e o subsecretário de Energias Limpas, Ailton Araújo, sobre o potencial energético.

O 1º Encontro Estadual de Secretários de Agricultura será organizado pela Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e pela Secretaria das Oportunidades. (Ascom Seagro)

Programação

22 de agosto
08h00 – Credenciamento
08h30 – Solenidade
08h45 – “Planejar: A grande Jogada” - Sec. das Oportunidades, Omar Hennemann
09h30 – “A Identidade Regional da Produção no Cenário Tocantinense” - Sec. Agricultura, Jaime Café
10h30 - Intervalo
10h50 – “O Brasil e o Tocantins no Caminho Certo” - Presidente da CNA e Faet, senadora Kátia Abreu
12h30 - Almoço
14h30 – “Gestão Profissional no Agronegócio” - Superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia
15h30 – “Resultados de uma Secretaria Eficiente” - Senar Nacional, Harduin Reichel
16h30 – “Um Estado Moderno e Eficiente” - Sec. Planejamento, Eduardo Siqueira Campos
17h30 – “O Tocantins agora Vai!” - Governador Siqueira Campos

23 de agosto
08h30 – “O Mundo Fantástico da Aquicultura” - Subsecretária de Aquicultura, Miyuki Hyashida
09h00 – “O Papel da Defesa Agropecuária” - Presidente da Adapec, Geraldino Vaz
09h30 – “Energias Limpas: A Grande Novidade” - Subsecretário de Energias Limpas, Ailton Araújo
10h00 - Intervalo
10h30 – Linhas de Crédito e Parceiros - Banco do Brasil, Banco da Amazônia, FomenTO, Senar e Sebrae
12h30 - Encerramento.