Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Rodolfo Ward Empresário Carlos Amastha e crianças durante abertura do Projeto Meu primeiro Filme Empresário Carlos Amastha e crianças durante abertura do Projeto Meu primeiro Filme

A manhã desta segunda-feira, 22, foi especial e emocionante para centenas de alunos de escolas públicas estaduais e municipais da capital Palmas contempladas pelo projeto ‘Meu Primeiro Filme’, realizado no Tocantins pela primeira vez. Em uma atmosfera misteriosa e mágica, a garotada se encantou com a sétima arte. Idealizado pelo Instituto Tocantins Mais Futuro, o projeto conta com a parceria das secretarias estadual e municipal de Educação e empresas privadas, e está beneficiando nesta primeira etapa 1.750 alunos de escolas públicas de Palmas, que cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª à 3ª série do ensino médio. O projeto segue até o dia 31 de agosto, sempre às 10 horas, no Cinemark Capim Dourado.

Muitas crianças estavam pela primeira vez em uma sala de cinema. “Não dormi ontem de noite. Fiquei imaginado como seria o cinema, a pipoca e principalmente o filme”, disse Ana Cristina, uma das 1.750 estudantes atendidas pelo projeto. Aos 15 anos, Ana mora em Buritirana e esta foi a primeira vez que foi ao cinema.

Com um sorriso estampado no rosto, Eduardo Rodrigo, de 11 anos, que mora no Aureny III, e estuda na Escola de Tempo Integral Rodrigues Ferreira de Melo resumiu sua emoção em uma só frase. “Achei tudo lindo e nunca vou esquecer esse dia”, disse ao lado de três colegas de sala que também não escondiam sua felicidade.

A emoção desses cinéfilos de primeira viagem contagiou a todos. “Não existe nada melhor do que ver esse encantamento, o brilho no olhar, a satisfação de cada aluno. Nosso objetivo é promover a integração e oferecer momentos de lazer, além de utilizar a sétima arte na educação. Proporcionamos para essas crianças novos valores, entretenimento, cultura e desenvolvimento social”, destacou o presidente do Instituto Tocantins Mais Futuro, Carlos Franco Amastha.

Parceiro do projeto, o secretário municipal de educação, Zenóbio Arruda, reforçou a importância de projetos como o ‘Meu Primeiro Filme’. “Eu e toda a nossa equipe de trabalho estávamos ansiosos com início do projeto e imaginando como seria a reação de cada aluno. Essa ação vai proporcionar aos milhares de alunos um momento único, onde a criatividade de cada um será estimulada”, disse.

O professor Laerte Arruda do Santos aproveitou para relembrar a sua primeira experiência com o cinema. “Olhando para essas crianças, me lembro da primeira vez que fui ao cinema, ainda na década de 80. Aquele dia ficou marcado em minha vida. O do hoje com certeza ficará para sempre na mente dessas crianças”, disse. “São alunos que dificilmente teriam acesso a uma sala cinema como esta”, acrescentou a diretora da Escola Daniel Batista, Ludmila Oliveira. Ela ressaltou ainda que foram beneficiados com projeto alunos com bom desempenho escolar e com necessidades especiais.

Concurso

Após assistirem o filme, os alunos, em suas próprias escolas, vão escrever redações e concorrer a sete (7) computadores. As melhores redações vão ser expostas no Capim Dourado Shopping. Essas redações deverão ser entregues pelas escolas aos organizadores até o dia 15 de setembro. No dia 17, as redações serão expostas no shopping para apreciação e votação, e no dia 24 será a solenidade de premiação.

Os alunos também vão participar de um quiz cultural, onde terão que escrever uma frase com a palavra azul. O autor da melhor frase será premiado com uma viagem para Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) ou Florianópolis (SC) e poderá levar o seu professor preferido como acompanhante.

Projeto

O objetivo é promover a integração e o desenvolvimento social, oferecendo momentos de lazer, além de utilizar a sétima arte na educação, levando a adolescentes e jovens novos valores, entretenimento, cultura e desenvolvimento social. O projeto segue até o dia 31 de agosto, sempre às 10 horas, no Cinemark Capim Dourado.

São parceiros do projeto o Cinemark, Coca-Cola, Azul Linhas Aéreas, Grupo Skipton, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Palmas, PC&VB e Capim Dourado Shopping, Contato e W3 Publicidade.

Sobre o Instituto Tocantins Mais Futuro

Criado em 2007, é instituto de responsabilidade social e ambiental que desenvolve suas ações e projetos a partir da parceria com comunidade, poder público, empreendimentos empresariais e instituições de ensino. Desde sua criação, já qualificou profissionalmente mais de cinco mil tocantinenses em projetos desenvolvidos em parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Sine, Sebrae e Governo do Tocantins. (Assessoria de Imprensa)