Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Um ato político na Praça Centenário, em Porto Nacional está sendo realizado nesta terça-feira, 23, por famílias e líderes integrantes da Via Campesina no Tocantins.A ação faz parte de uma mobilização nacional em defesa da reforma agrária e justiça no campo.

Militantes reivindicam em frente ao Banco do Brasil do município a divisão de terras da união.São cerca de 300 famílias segundo informou o coordenador da via campesina, Cirineu Rocha.“Estamos aqui para mostrar a sociedade que estamos dispostos a lutar. Porto Nacional é uma cidade muito conservadora”, frisou.

A mobilização ganhou o apoio de alguns segmentos da sociedade e outras entidades, segundo o coordenador.

Na opinião do coordenador, no Tocantins é preciso ainda mais recursos do governo federal para s vistoria das áreas e mais fiscalização por parte do Incra para que a reforma agrária de fato aconteça.

Depois da manifestação as famílias vão retornar para o Acampamento intitulado de “Sebastião Bezerra” em memória ao ativista dos Direitos Humanos assassinado este ano.

Existe uma expectativa para que dia 29 deste mês técnicos do Incra iniciem um cadastramento das famílias que estão no acampamento na TO-050.