Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estudantes da rede pública de Palmas já podem se matricular no Curso de Vídeo de Bolso do projeto Telinha de Cinema, realizado pela ong Casa da Árvore em parceria com a Vivo, Petrobras e UFT. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas Espaço Casa da Árvore que fica na avenida. Teresina, n 6, Jardim Aureny I. As matrículas vão de 22 a 26 de agosto.

O curso está sendo oferecido para jovens com idade entre 13 e 18 anos matriculados em escolas públicas. Ao todo são 40 vagas para os turnos matutino e vespertino. Com duração de um semestre letivo (180 horas), a atividade é uma alternativa de formação complementar oferecida no contraturno escolar para os jovens interessados em desenvolver habilidades para realização audiovisual a partir de mídias portáveis, como o telefone celular. As aulas acontecem três vezes por semana e são realizadas por educadores com a monitoria de estudantes universitários.

Através da experiência de conceber, produzir e compartilhar vídeos através de seus telefones celulares, os jovens realizadores do projeto Telinha de Cinema desenvolvem habilidades artísticas e tecnológicas que propiciam descobertas de novas e diferentes formas de aprender e ensinar. Assim o projeto estimula estes adolescentes a aproveitarem seu interesse e facilidade com as novas tecnologias para atuarem como agentes de transformação do ambiente escolar, incorporando a arte e as tecnologias de mobilidade no cotidiano da sua escola.

Outras atividades

O projeto Telinha de Cinema é realizado em Palmas- TO desde 2007 pela ONG Casa da Árvore em parceria com a Vivo. Já recebeu diversos prêmios como o de Tecnologia Social 2009 (Fundação Banco do Brasil / Unesco), EDU.Mov 2007 – Melhor Projeto Nacional de Educação com Mídias Móveis (Instituto Telemig) e Programa Desenvolvimento & Cidadania 2010 (Petrobras – Categoria Nacional) que possibilitou a ampliação da iniciativa para Goiânia. Nestes anos já atendeu a quase 400 adolescentes de comunidades carentes.

Além do Curso de Vídeo de Bolso o Telinha de Cinema conta com outras linhas de atuação, comunitárias e acadêmicas, como reaplicação Escolar que orienta egressos do projeto a desenvolverem atividades de produção de arte tecnológica associada ao currículo, junto a seus professores e colegas de classe.(Ascom Projeto Telinha de Cinema )