Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 24, a abertura oficial da 3ª Semana do Folclore na Praça Cultural da Avenida Beira Rio, em Porto Nacional, 60 km de Palmas. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio da Investco.

A programação inclui apresentações musicais, danças, folia de Reis, causos, parlendas, poesias, brincadeiras, jogos dirigidos, contação de histórias, caracterizando uma verdadeira vivência do folclore brasileiro, além de estandes temáticos com painéis ilustrativos, deixando o ambiente da Praça Cultural enredado por lendas como, do Curupira, Iara, Mula Sem Cabeça, Lobisomem, dentre outras.

Outra grande atração que o público pode prestigiar dentro da programação são as equipes teatrais de São Paulo - Intervenção Trupe de Rua, Cia Arueiras do Brasil, Espetáculo “Amigo Folharal”, com João Bá.

O evento contará ainda comsalão de leitura, clássicos da literatura infantil, praça de alimentação, com barracas de comidas típicas, doces e sobremesas, além de lanches diversos, área de artesanato e área de lazer para crianças, com brinquedos infláveis.

O secretario de Cultura e Turismo, Jefferson Lopes, ressalta que o evento faz parte do calendário dos eventos do município. “Esta terceira edição será cheia de novidades, porque cada pessoa podevivenciar as lendas do folclore, tanto pelos painéis temáticos, quanto dentro de cada estande, onde estarão os personagens fantasiados”, explica.

Segundo a prefeita Teresa Martins, receber as equipes teatrais de São Paulo é uma honra, pois oferece a comunidade mais lazer e conhecimento. “É uma satisfação poder incentivar a cultura do nosso município”, destaca. (Ascom Prefeitura de Porto)