Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio do Sine-Sistema Nacional de Empregos, está com oferta de vagas para qualificação de trabalhadores que estão fora do mercado de trabalho. “Os cursos são uma porta aberta para aqueles que se encontram desempregados”, observa a subsecretária do Trabalho da Setas, Mariza Sales.

As inscrições tiveram início na segunda-feira, 22, para preenchimento de 484 vagas, formando 32 turmas em diversas áreas como garçom, operador de microcomputador, balconista, assistente administrativo, pintor, eletricista, encanador, azulejista, arte-finalista, manicure, beleza e estética, Segurança no Trabalho, MOPP – Movimento Operacional de Produtos Perigosos, vendedor atacadista, entre outros.

Os cursos, com carga horária diferenciada, são gratuitos e as inscrições se realizam das 8 às 18h, nos oito postos do Sine/TO localizados em Palmas/Taquaralto, Araguatins, Araguaina, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Para se inscrever é preciso levar original e cópia de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, PIS, comprovantes de escolaridade e de residência.

A escolaridade exigida será de acordo com o curso pretendido, e os interessados no curso de MOPP (Movimento Operacional de Produtos Perigosos) deverão apresentar CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria D. O candidato a qualquer um destes cursos deve ter idade mínima de 16 anos, cadastro no Sine e estar desempregado. Os selecionados terão direito a material didático e vale-transporte. (Secom)