Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Devido o registro de dois casos da Doença de Lyme-símile, transmitida pela picada de carrapatos nos municípios de Porto Nacional e Marianópolis, a Sesau – Secretaria Estadual da Saúde iniciou os trabalhos de pesquisa, vigilância e prevenção de doenças transmitidas por carrapatos no Estado. Uma equipe multiprofissional está realizando um trabalho de investigação epidemiológica nos municípios de Porto Nacional, Marianópolis, Pium, Cristalândia e Lagoa da Confusão com objetivo de estabelecer áreas prioritárias para a vigilância desta zoonose.

Segundo o técnico do CIEVS – Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde e gerente da URR – Unidade de Respostas Rápidas da Sesau, José Nilton Gomes da Costa serão feitas diversas ações de vigilância e de educação em saúde nestas localidades e suas limítrofes. “As ações de vigilância, como a coleta, identificação e analise do vetor e de materiais biológicos de humanos e animais, bem como as ações de educação em saúde contribuirão para o conhecimento da área de risco do agravo e dará subsídios para a necessidade da suspeita clínica da doença por profissionais de saúde”, esclarece o técnico.

No trabalho também serão feitas coletas no ambiente utilizando-se da técnica de arrasto com flanela branca e torção em diferentes espécies de animais domésticos, como vacas, cavalos e cães. As amostras coletadas serão enviadas pelo Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins para o laboratório de referência em acarologia da Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. (Ascom Sesau)