Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Pelotas (RS) reviverá mais uma vez em 2012 os áureos tempos de pólo cultural com a realização do II Festival Internacional SESC de Música, entre os dias 9 e 21 de janeiro. Serão 13 dias em que a cidade, que no final do século XIX e início do século XX recebia importantes espetáculos em seus teatros ao lado de Buenos Aires e Montevidéu, respira música, tanto nos espaços mais sofisticados quanto nas periferias.

O evento oportuniza momentos de aprendizado que atrai alunos de várias partes do Brasil e de outros países do Mercosul que vem em busca das orientações de mestres renomados das Américas, da Europa e da Ásia.

Numa promoção do Arte Sesc – Cultura por toda parte, o II Festival Internacional Sesc de Música destaca em sua programação música de concerto, instrumental brasileira e jazz. A programação contará com 43 espetáculos divididos em recitais, música de câmara, concertos e apresentações de música instrumental, atividades do núcleo de inclusão cultural, além de 30 oficinas de instrumentos e canto ministradas por professores brasileiros e de países como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e França.

A expectativa da organização é superar a marca de 400 alunos. “Estamos preparando uma agenda intensa para atender os alunos que irão à Pelotas em busca de novos conhecimentos. Buscamos também ampliar as atividades como os concertos e recitais, pois a receptividade da comunidade na primeira edição foi muito boa”, afirma o gerente de Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento.

O II Festival Internacional Sesc de Música também é um espaço de inclusão. Com o objetivo de oportunizar acesso à população de Pelotas, o Festival se desloca; não fica restrito aos espaços culturais tradicionais, como o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), a Sociedade Música pela Música, a Catedral e o Theatro Guarany, mas vai aos bairros, onde acontecem classes de música. Hospitais, asilos e creches também recebem atividades do evento.

O Festival é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS, através do Sesc/RS e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, do Senac, da UCPEL, UFPEL/Conservatório de Música, Expresso Embaixador, além do apoio de outras entidades locais.

Inscrições - Cursos de instrumentos, recitais, palestras e concertos fazem parte da programação destinada a estudantes de música dos níveis intermediário e avançado/profissional. As inscrições podem ser feitas pela internet a partir de 26 de agosto, através do site www.sesc-rs.com.br/festival

Os cursos e oficinas são divididos em cordas, madeiras, metais, piano, regência de Banda Sinfônica, canto coral, inclusão cultural, música antiga, choro, música instrumental brasileira e jazz. As aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde e durante todo o dia, em diversos horários, acontecem espetáculos com entrada franca para toda a comunidade.

Atrações Confirmadas:

Orquestra Sinfônica Acadêmica
Banda Sinfônica Acadêmica
Grupo de Sopros Cuatro Vientos (Argentina)
Orquestra UCS Caxias do Sul
Orquestra Fundarte
Orquestra Unisinos
Ópera Rita
Espetáculos clássicos de cinema
Quinteto Persch
Recitais de Professores
Recitais de Alunos (Ascom Sesc)