Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Neste domingo, 29, acontece o lançamento do II Congresso Municipal da Juventude PT de Palmas, a partir das 16 horas, na Câmara Municipal, com a presença do secretário Nacional da JPT, Valdemir Pascoal.

A realização dos Congressos Municipais antecede às etapas Estaduais que são preparatórias para o II Congresso Nacional da Juventude PT, que será realizado em Brasília, de 12 a 15 de novembro, com o tema "Uma nova geração para transformar o Brasil", com a participação dos filiados que tem entre 16 e 29 anos, de todos os estados.

De acordo com o secretário municipal da JPT, Iranilto Sales, o II CONJPT abre uma etapa em que a Juventude do PT aponta para os avanços obtidos nos últimos anos do Governo Federal e Municipal. “Isso tem feito o PT ser o Partido preferido do eleitorado. Por isso, a Juventude do PT tem a tarefa de dialogar com as novas formas de mobilização popular da juventude organizada e, principalmente, criar relação com a maior parcela da Juventude, que são os que se encontram nas periferias”, destacou.

O evento contará com presença do presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, dos deputados estaduais José Roberto Forzani e Amália Santana, do presidente do PT de Palmas, Divino Mariosan, do secretário municipal de Juventude, Iranilto Sales, além de dirigentes, e lideranças juvenis.

II CONJPT

O II Congresso da Juventude PT pretende atualizar as formas de atrair, envolver, dialogar, mobilizar e organizar os jovens brasileiros, assim como discutir o papel estratégico que este grupo social pode desempenhar no desenvolvimento econômico e social do país, a fim de conquistar e formar uma nova geração de ativistas sociais, pensadores, dirigentes partidários, parlamentares e chefes do executivo para dar continuidade ao projeto político do PT.

O Congresso é realizado pela Comissão Organizadora e em cada nível (municipal, estadual, nacional) será formada uma correspondente, respeitando os mesmos critérios adotados para a composição nacional.

Cronograma

Os Congressos Municipais acontecerá nos municípios que inscreverem as Comissões Organizadoras até dia 03 de setembro e que tiverem três ou mais filiados, com mais de um ano de filiação e idade de 16 a 29 anos. A data limite para a realização das etapas municipais é 18 de setembro. No Tocantins, mais de 50 municípios estão aptos a realizar Congressos Municipais.

Já o prazo limite para a realização dos Congressos Estaduais é 30 de outubro.