Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Governo do Estado do Tocantins por meio da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia firma nesta segunda-feira, 29, às 19h no Campus da UFT – Universidade Federal do Tocantins, em Porto Nacional, a 53 km de Palmas, um Termo de Cooperação Técnica que institui parceria entre o Governo e a UFT por meio do CAPE-TINS - Centro de Apoio Popular Estudantil do Tocantins.

A cooperação prevê a realização de cursinho preparatório para o vestibular. Já confirmaram presença na solenidade o secretário da Ciência e Tecnologia Luiz Carlos Borges da Silveira, a diretora do Campus da UFT/Porto Nacional, Juscéia Garbelini e a coordenadora do CAPE-TINS, Benvinda Barros Dourado. Nesta parceria a pasta da Ciência e Tecnologia vai ceder o conteúdo do programa, “Acerte os Ponteiros com o Enem”, para ser utilizado nas aulas do cursinho desenvolvido pelo CAPE-TINS para os alunos que concluíram ou estão concluindo o ensino médio em Porto Nacional.

O “Acerte os Ponteiros com o Enem”, é um cursinho preparatório para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que está sendo ofertado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia na modalidade de Ensino a Distância, em parceria com a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, Secretaria da Educação, Secretaria da Comunicação Social e Redesat – TV Pública do Tocantins. As aulas são exibidas na Redesat de 5h 50 às 6h 50 de segunda a sexta-feira, e de 6h 50 às 7h 50 aos sábados, e também podem ser acessadas no site www.acerteosponteiros.com.br.

O CAPE-TINS inicia as aulas gratuitamente no próximo dia 30, ofertando 85 vagas para duas novas turmas do cursinho preparatório. As aulas vão até o dia 04 de outubro para os alunos que vão concorrer ao Enem e até o dia 11 de outubro para quem vai fazer o vestibular tradicional.

CAPE-Tins

O Centro de Apoio Popular Estudantil do Tocantins está inserido no PADU – Programa de Acesso Democrático a Universidade, é constituído por alunos, professores e técnicos administrativos da UFT, Campus de Porto Nacional. Com o objetivo de envolver os acadêmicos em questões sociais por meio de ações educativas o projeto existe desde 2003 e oferece curso pré-vestibular gratuito para a população de baixa renda familiar daquela cidade. Além do curso pré-vestibular gratuito, também é ofertado o curso básico de informática. As aulas são ministrados por acadêmicos dos cursos de licenciatura em Letras, História, Geografia e Ciências Biológicas, com o suporte pedagógico de professores da UFT. (Ascom C&T)