Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

As escolas que desenvolvem projetos sobre o cuidado com a água ou sobre a importância de manter limpos os mananciais podem concorrer ao Prêmio de Melhores Práticas da ONU-Água – fonte de vida. O prêmio abordará duas categorias: uma com relação às práticas de gestão da água e a outra de participação, comunicação, sensibilização e educação.

O prêmio é uma promoção da ONU, para apoiar a Década Internacional para Ação “Água para a vida”, que compreende 2005 a 2015. O objetivo do prêmio é promover os esforços para cumprir os compromissos internacionais com relação à água até 2015, com o reconhecimento as melhores práticas que podem assegurar um gerenciamento sustentável ao longo prazo para os recursos hídricos.

As inscrições vão até o dia 30 de setembro e este ano, a temática será ‘água para a segurança alimentar’. O prêmio será entregue em uma cerimônia especial no Dia Mundial da Água, 22 de março de 2012.

Os autores dos trabalhos selecionados serão convidados a participarem dos eventos comemorativos da ONU, referentes ao Dia Mundial da Água, incluindo viagens e hospedagem para um representante de cada categoria. Também os trabalhos farão parte de um vídeo, que irão compor o banco de dados da ONU e receberá um certificado especialmente desenhado para o prêmio.

O formulário de inscrição e projetos devem ser enviados para o Escritório da ONU de Apoio à Década Internacional para a Ação “Água para a vida” 2005 -2015, para o endereço Oficina de Naciones Unidas de Apoyo al Casa Solans, Avda de Cataluña, nº 60 - 50014 – Zaragoza, Espanha.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, todos os anos milhões de pessoas, principalmente, crianças, morrem com doenças associadas ao abastecimento inadequado de água, saneamento e higiene. A cada dia, cerca de 3.900 crianças morem por causa da água suja ou falta de higiene. (Ascom Seduc)