Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Rose Dayanne Delegação do PT TO ao Congresso Nacional do PT Delegação do PT TO ao Congresso Nacional do PT

A delegação do Tocantins participou, de sexta-feira (2) até ontem, domingo (4), da Etapa Extraordinária do IV Congresso Nacional do PT, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília. A abertura do evento contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula, do governador de Brasília, Agnelo Queiroz (PT), além de ministros e outras autoridades.

O presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, e mais 11 delegados do Tocantins ajudaram a discutir e aprovar as alterações no Estatuto do PT, além de aprovar resolução política sobre a Conjuntura. Foram delegados ao Congresso Nacional também o prefeito de Palmas, Raul Filho, o vereador de Santa Fé do Araguaia, professor Rubens Araújo, o vice-presidente do PT, Herlan Torres (suplente), o presidente da Comissão Provisória de Palmas, Divino Mariosan, e os dirigentes Rosely Andrade, Gilda Rodrigues, Ana Cléia Gomes, Laudiceia Rodrigues, Witer Fonseca, Robledo Soarte, Janio Washington. O ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, a deputada estadual Solange Duailibe, o prefeito de Aliança do Tocantins, José Rodrigues, e os vereadores de Palmas, Bismarque do Movimento, Ivory de Lira e Milton Néris participaram do Congresso como convidados e observadores.

Para Donizeti Nogueira, no momento atual em que vive o Partido dos Trabalhadores se faz necessário rever o Estatuto do Partido. “O Congresso Nacional do PT é um momento muito importante para a vida do Partido e da militância. Depois de 31 anos de Partido e quase nove anos de governo do Brasil, sabemos que o País não é mais o mesmo e o PT também não é mais o mesmo, por isso se faz necessário revisar o estatuto para que essa nossa constituição interna dê respostas às questões políticas e disciplinares do partido. Considero como causa pétrea dessa revisão a contribuição financeira obrigatória e a necessidade do PT se instrumentalizar e promover a formação política dos filiados”, destacou.

Emenda

Os delegados que coletarem 135 assinaturas e também as correntes podem propor emendas para a reforma estatutária. Uma das emendas apresentadas pelos delegados do Tocantins diz respeito à constituição do Diretório Nacional do Partido, que prevê o aumento do número de membros para 101, contemplando membros de todos os estados. “Estamos propondo uma emenda para que o número de membro do Diretório Nacional passe para 101, em que os presidentes estaduais do Partido sejam membros também, garantindo a representatividade dos Estados”, reforçou Donizeti Nogueira.

Congresso

A segunda fase do 4° Congresso Nacional do PT foi convocada com o objetivo de realizar uma reforma estatutária que atualize a estrutura partidária à luz da experiência, dos êxitos e desafios a superar. A primeira fase deste Congresso, realizada em fevereiro de 2010, marcou o início de um momento inédito na história brasileira: Dilma Rousseff foi aprovada pelos delegados e delegadas eleitos pelo voto direto dos filiados e filiadas do partido em todo o país, como candidata a presidenta da República, para a sucessão do presidente Lula. (Assessoria de Imprensa PT)