Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governo estadual através da secretaria de Assistência Social anunciou nesta segunda-feira, 5, que vai implantar o cartão de crédito alimentar para famílias com renda de até R$ 70 mensal.

A nova política social vem depois da entrega de 130 mil cestas básicas nos municípios. O secretário Agimiro Dias da Costa informou ao Conexão Tocantins que a previsão é atender de 50 a 70 mil famílias.“Tem gente que não tem o que comer e gente comendo mal. Além de discutir a questão da fome temos que discutir qual a forma de alimentação adequada”, frisou.

O cartão é uma das ações do programa Tocantins sem fome e terá como critério as famílias inseridas no cadastro único de assistência social. “Pedimos a todos os prefeitos que façam a atualização do cadastro único porque a transferência será automática”, disse.O valor disponibilizado no cartão será de R$ 50 para compra em alguns supermercados.

Sem interferência política

Questionado sobre como o governo vai evitar que o cartão possa ser usado como ferramenta política em alguns municípios tendo em vista as eleições do próximo ano o secretário disse que através do cadastro não há como ter interferência política.

Há ainda a necessidade de atingir a população dos assentamentos, comunidades quilombolas e indígenas na política de segurança alimentar. Os Pioneiros Mirins também vão participar do novo programa.

Foi aberta hoje a III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que vai discutir a situação das famílias do Estado com insegurança alimentar.