Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O desfile cívico de 7 de setembro, em comemoração a Independência do Brasil, terá como tema, em Porto Nacional, os 150 anos de emancipação política do município. A programação iniciou no sábado, dia 03, com caminhada cívica em vários setores, começando pela Vila Nova, Novo Planalto e Alto da Colina, pela manhã. As escolas realizarão caminhada cívica, cada uma em seu respectivo bairro.

No setor Vila Nova, as escolas que participarão da programação são Delza da Paixão, CEM Felix Camôa, Alcides, Custódia Pedreira e Celso Mourão. No setor Novo Planalto, as escolas Marieta Pereira, Alice Maria, Fany Macedo, Pedro Ludovico e Celso Mourão; e no setor Alto da Colina, as escolas que farão a caminhada cívica são Maria Escolástica, Angélica Aranha, União e Progresso. Na terça-feira, dia 06, às 8h da manhã, a caminhada cívica acontecerá no setor Brigadeiro Eduardo Gomes, com as escolas Deasil Aires, Dona Aureny, Carmênia Matos e Centrinho Heloiza Manzano. No período da tarde, às 17h, a programação será em Pinheirópolis, com as escolas, Alfredo Nasser e Osvaldo Aires.

Desta maneira, todas as escolas participam da programação envolvendo a Independência do Brasil e os 150 anos de Porto Nacional. O ponto alto da programação encerra na quarta-feira, dia 7, na Avenida Beira Rio, com o desfile cívico que terá a participação de aproximadamente 1.500 alunos, de 11 escolas, além de entidades organizadas, que farão o desfile alusivo aos 150 anos de emancipação política de Porto Nacional.

Cada participante enfocará um aspecto diferente da história da cidade. A APAE abrirá o desfile mostrando a história da remota Porto Real; as escolas municipais Dr. Euvaldo Tomáz de Souza, Professora Generosa Pinto de Castro, e Divino Espírito Santo, farão referência à evolução da educação em Porto Nacional. As escolas estaduais D. Pedro II e Frei Maria Audrim, destacarão a evolução da saúde. A escola estadual Costa e Silva, fará o desfile temático sobre o meio ambiente; a força Olímpica e AABB Comunidade darão enfoque ao esporte; a escola estadual Ir. Aspásia, juntamente com a escola estadual Raimundo Gabriel de Oliveira, desfilarão mostrando o lado cultural de nossa cidade; a escola estadual D. Domingos Carrerot realizará desfile abrangendo a religiosidade e o CEM Florêncio Aires da Silva, enfocará a agricultura e pecuária.

Além dessas escolas, ainda terá a presença da Banda Municipal Mestre Adelino, a tradicional fanfarra “A Furiosa”, o Pro jovem adolescente, a Ordem Demolay, UMA ( Universidade da Maturidade) e o Tiro de Guerra.