Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Enquanto o Tocantins prepara sua programação para a Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre 18 e 25 de setembro, o Detran-TO, com a intenção de levar os condutores a refletir sobre suas atitudes, divulga que 83% das vítimas fatais de acidentes de trânsito no Estado são do sexo masculino, sobretudo jovens e adultos.

Das 257 pessoas mortas em decorrência de acidentes de trânsito no Estado em 2010, um total de 213 são homens. Quanto à faixa etária, os jovens, com idade entre 18 e 29 anos, representaram 28% das vítimas, com 72 mortos no último ano. Os adultos, entre 30 e 59 anos, correspondem a 40,5% das vítimas fatais, com 104 óbitos.

Os dados se referem a acidentes ocorridos em vias municipais e nas rodovias do Estado no último ano, não constando, porém, informações quanto às rodovias estaduais entre setembro e dezembro.

A diretora de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal do Detran-TO, Áurea Liz de Morais, alerta para a necessidade de uma mudança de atitude no sentido de que os condutores ponham em prática seus conhecimentos sobre direção defensiva.

“A maioria dos acidentes é causada pela imprudência, principalmente com relação ao excesso de velocidade e à ingestão de bebidas alcoólicas. Portanto, é preciso que haja uma mudança de postura por parte dos condutores, para que levem para o dia-a-dia seus conhecimentos sobre segurança no trânsito. Esta é a grande mudança que precisa acontecer”, avaliou a diretora. Em 2010, segundo o sistema Detran Net, ocorreram 10.435 acidentes no Estado.

Semana
Para combater os acidentes, o Detran-TO trabalha com ações contínuas de educação para o trânsito, que se intensificam durante a Semana Nacional de Trânsito, cujo tema é a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020)”, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa diminuir a mortalidade e o número de feridos graves no trânsito. (Ascom Detran)