Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Começa hoje, a partir da 17 horas a 18ª Edição da Feira de Negócios de Palmas – Fenepalmas. A abertura oficial está marcada para esta quarta-feira, dia 14, às 19 horas, com a presença confirmada do governador do Tocantins, Siqueira Campos e sua equipe de secretários.

A Fenepalmas completa a maioridade em 2011, com um novo posicionamento. O tema escolhido este ano pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA) foi “Gestão Sustentável - boa para a empresa, melhor para o mundo”. O evento terá como foco preparar os empreendedores para gerenciar crises, e repensar a responsabilidade social e ambiental de seu negócio.

A edição 2011 acontece no Centro de Convenções Parque do Povo de 13 a 17 de setembro. Entre as novidades este ano está o Salão do Automóvel que será no hall de entrada da feira. A praça de alimentação, terceirizada para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), servirá produtos orgânicos, livres de agrotóxicos e também pratos típicos.

Outra novidade será a Feira do Pólo de Confecções de Palmas, que será realizada também no Centro de Convenções, junto com a Fenepalmas.

Esse ano, a feira está segmentada entre serviços, varejo, cadeia produtiva da construção civil, indústrias (com lançamento de produtos) e veículos. Mais de 100 estandes foram comercializados. “Isso mostra o quanto o empresariado está apostando na Fenepalmas como um espaço para divulgar sua marca e seus produtos”, revelou o presidente da Acipa, Fabiano do Vale.

A expectativa é movimentar durante e após a feira R$ 5 milhões e receber cerca de 70 mil visitantes. A edição da Fenepalmas no ano passado movimentou R$ 4 milhões e recebeu cerca de 40 mil pessoas. Além disso, foram 80 expositores instalados nos 154 estandes.

Shows

A Feira de Negócios de Palmas – Fenepalmas, que acontece de 13 a 17 de setembro, já tem uma programação de shows definida. As apresentações acontecerão na Praça de Alimentação do Centro de Convenções, a partir das 19h, com entrada franca.

Na primeira noite, dia 13, terça-feira, quem sobe ao palco é o cantor Luciano de Oliveira que veio de Inhumas - Goiás e está há 14 anos no Tocantins. São 25 anos dedicados a Música Popular Brasileira e ao tradicional sertanejo, característica de um verdadeiro goiano.

O maranhense de Porto Franco, Domingo de Assis está na música a mais de 20 anos com um repertório variado. Com voz e violão Domingos vai da Música Popular Brasileira ao Rock. Será dele o show da segunda noite da Fenepalmas, na quarta-feira, dia 14.

Já na quinta, dia 15, é Marcelo Bahia, que descobriu seu talento para a música com os amigos do trabalho na cidade de Barreiras na Bahia. Com a parceria do amigo Samuel Teixeira montaram o grupo de axé “Marcelo Bahia e Banda”.

O locutor Nelson Júnior é “Só Alegria” como o nome do programa que apresenta na Jovem Palmas FM. A paixão pela música é antiga. Há 30 anos o portuense Nelson Júnior se apresenta no Tocantins e em outros estados brasileiros e será o responsável pela animação da sexta-feira, dia 16.

O encerramento da Fenepalmas 2011, no sábado, dia 17, fica por conta da cantora e compositora Juliana Maia. Com estilo próprio Juliana veio de Juazeiro do Norte brilhar no Tocantins. Seu último CD ‘Barzinho’ é exemplo de seu talento, reconhecido pelo público.

Cronograma de shows

Dia 13 - terça-feira - Luciano de Oliveira.

Dia 14 – quarta-feira - Domingo de Assis.

Dia 15 – quinta-feira - Marcelo Bahia.

Dia 16 – sexta-feira - Nelson Júnior.

Dia 17 – sábado - Juliana Maia.

Palestras

Outra novidade da Fenepalmas 2011 é o 1º Ciclo de Formação Empresarial da ACIPA que apresentará palestras gratuitas no auditório 01 e a preço popular (R$ 20,00 inteira/ R$ 10,00 meia) no auditório 02 (palestras Premium). As palestras tem início hoje.

1° Ciclo de Formação Empresarial da ACIPA - Fenepalmas 2011

13/09/2011

19h – Ricardo Romeiro/ IEL Nacional – Tema: O Estágio também é Responsabilidade Sócio Empresarial. Ricardo Romeiro é administrador, com pós graduação em Marketing e Especialização em Gestão Ambiental e Gestão Tecnológica. Trabalhou em grandes empresas como Localiza, Colgate Palmolive e Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Por 10 anos foi coordenador de programas tecnológicos no SEBRAE-MG e nos últimos 7 anos é Gerente Executivo do IEL Nacional. Auditório 01 (gratuita)

20h – 20:00h – Valtuir Soares Filho/ CRC – TO: Contabilidade a Profissão do Futuro. Possui graduação em Ciências Contábeis, com especialização em Auditoria Governamental, ambas cursadas na Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS. É professor na Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS e UFT- Universidade Federal do Tocantins. Experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade Básica, Contabilidade Intermediária, Teoria da Contabilidade, Laboratório Contábil, Contabilidade das Instituições Financeiras e Balanço Social e Ambiental. Hoje mestre em Tecnologias Digitais e Gestão do Conhecimento pela Uned- Universidade Nacional de Educação a Distância. Auditório 01 (gratuita)

21h30 - Marcelo Peruzzo - Tema: Neuromarketing - Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Cartarina. É autor dos livros "O Líder Pensador - Quem pensa manda! Quem processa obedece!"; "Os 10 Mandamentos de Deus e os Pecados Organizacionais"; "Jesus de Gravata"; "O Caminho do Perdão" e de outras publicações acadêmicas. Auditório 02 (Palestra Premium)

14/09/2011

18h – Apresentação Teatral - Projeto: Teatro para a Cidadania - Francisco Ronaldo Araújo - Promover a cultura da Paz e do Desenvolvimento Sustentável, além de conscientizar todos os cidadãos sobre o seus direitos defendidos no Código dos Direitos dos Consumidores através da montagem e apresentações de peças teatrais contendo em sua dramaticidade discussões sobre os temas apontados acima. Auditório 01 (gratuita)

19h – Omar Hennemann/ Secretário das Oportunidades do Tocantins – Tema: Palmas, Um Mundo de Oportunidades. É graduado em Administração de Empresas e mestrado em Inteligência Competitiva pela Universidade de Marselha – França. Omar Hennemann é conferencista profissional com mais de 1.800 palestras para um público de aproximadamente 400.000 pessoas. Possui rica experiência profissional como executivo do Banco do Brasil, Superintendente do SEBRAE-TO, Secretário Estadual de Planejamento e Superintendente Nacional do Senar. Atualmente é secretário estadual das Oportunidades. Auditório 01 (gratuita)

20h - Rogério Ramos de Souza - Conselho Regional de Administração doTocantins/CRA-TO – Tema: Comemoração Dia do Administrador. Rogério Ramos de Souza é administrador de empresas pela ULBRA e possui especialização em gestão de políticas públicas (FGV) e Administração e Planejamento de Docentes (ULBRA). Atuou como professor no ITOP, FTP e ULBRA e também assumiu cargos públicos nas áreas administrativa, tributária e juvenil. Atualmente é Presidente do Conselho Regional dos Administradores do Tocantins e Presidente do Sindicato dos Administradores do Estado. Auditório 01 (gratuita)

21h30 - Prof. Pachecão- Tema: Física e Atitudes para Salvar o Planeta - É sinônimo de Alegria, Criatividade e Irreverência. É precursor do estilo "Aula Show" que mudou sobremaneira o processo de ensino no Brasil. É Engenheiro Mecânico, Pós-Graduado em Gestão de Negócios pela UFMG, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FGV e Mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental pela Universidade de Leon Espanha. Auditório 02 (Palestra Premium)

15/09/2011

19h – André Pugliese/Diretor de Desenvolvimento Industrial da Secretaria da Industria e Comércio do Tocantins – Tema: E-commerce: Incentivo ao Comércio Varejista via Internet. Administrador, MBA em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, pós-graduado em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias pela Unitins e Mestre em Educação pela UnB . Atuou como executivo da TAM – Linhas Aéreas no Tocantins no período compreendido entre agosto de 1998 e janeiro de 2005. Professor no Curso de Administração na Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS. Atualmente na função de Diretor de Desenvolvimento Industrial da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Turismo do Estado do Tocantins. Auditório 01 (gratuita)

20h – Prof. João Bazolli e Prof. Yaeko Amashita/Universidade Federal do Tocantins/UFT – Tema: Engenharia Territorial como Estratégia de Financiamento e Ação Coordenada sobre um Território. Auditório 01 (gratuita)

21h30 - Dalmir Santana- Tema: Criatividade e Inovação - Palestrante Mágico aprovado pelo selo de qualidade WEC, é Mágico Profissional, Graduado em Comunicação Social: Propaganda e Publicidade, Pós-Graduado em Gestão de Pessoas - UNIVALI, Autor do Livro "Menos pode ser Mais". Auditório 02 (Palestra Premium)

16/09/2011

19h – Palestra Técnica: Leinertex – Tema: A Evolução da Tinta. Auditório 01 (gratuita)

19h40 – Palestra Técnica: Casa do Vidraceiro. Auditório 01 (gratuita)

20h20 – Palestra Técnica: Casa do Construtor. Auditório 01 (gratuita)

21h30 - Pedro Mello - Tema: Nove Maneiras de Empreender - Autor do Blog Empreendedor do Portal Exame e do Livro Guia de Sobrevivência do Empreendedor. Foi apresendor do Programa "Fiz do Zero" na Ideal TV, atualmente apresenta o Programa Bastidores do Franchising no Portal Franchising. Como empresário é responsável pela gestão do Grupo Quack holding das empresas Tribecca e Pepaya Filmes. Auditório 02 (Palestra Premium)

17/09/2011

19h – Direitos e Deveres dos Empresários sobre a Política Nacional dos Resíduos

Sólidos/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos – SEMASP. Auditório 01 (gratuita)

20h – Carlos José de Assis Junior/Gerente da Unidade de Desenvolvimento Industrial/FIETO – Tema: Serviços Financeiros – BNDES. Auditório 01 (gratuita)

21h30 - Bob Hirsh - Tema: Liderança Transformacional - Pós-Graduado em Criatividade pela Universidade de Búffalo - NY/USA, Especialista em Psicodrama Pedagógico e Dinâmica de Grupo - Role/Playing - SP; Especialista em Administração pela FGV, Psicólogo pela UFMG, Formação em Jogos Empresariais e Visão Sistêmica. Facilitador junto ao ILACE - Instituto Latino de Criatividade e Estratégia. Auditório 02 (Palestra Premium)

Histórico ACIPA

A Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA) fundada em 5 de julho de 1990 tem o objetivo de estimular o empreendedorismo, o profissionalismo, fortalecer a classe empresarial e melhorar o atendimento na Capital e região.

Todas as empresas ligadas ao comércio, indústria, turismo, prestação de serviços, profissionais liberais ou artesãos podem fazer parte da Acipa. A diretoria é composta por empresários de vários segmentos para melhor atender às expectativas dos associados, além de apoiar o desenvolvimento local e regional promovendo a integração de toda comunidade. (Assessoria de Imprensa Acipa)