Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

As Conferências Regionais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Políticas sobre Drogas – Regional de Colinas do Tocantins foram abertas nesta segunda-feira, dia 12, no Salão Paroquial da Igreja São Sebastião.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto, da secretária municipal de Assistência Social, Divina Herly de Carvalho Santos, da Conselheira Estadual da Criança e do Adolescente, Elizete Sales Sodré, e da Conselheira Estadual sobre Drogas, Marússia Medrado.

Durante a abertura, o prefeito José Santana Neto falou sobre as ações que o Município vem desenvolvendo para defender os direitos da criança e do adolescente e também sobre a política sobre drogas. Santana destacou a criação e a implementação de um conjunto de leis de combate as drogas no município, ressaltando que o Município continuará a trabalhar em ações como estas. Disse ainda também que a família é o alicerce da sociedade, por isso a participação dela em questões sociais é fundamental.

A secretária municipal de Assistência Social, Divina Herly de Carvalho Santos, comentou sobre a participação de todos no combate a drogas e também na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Divina Herly destacou que o trabalho tem que ser em conjunto, Município e comunidade, para uma ação efetiva de combat e a drogas e garantindo os direitos da criança e do adolescente.

Também participaram da solenidade de abertura das conferências, representantes das Polícias Civil e Militar, dos Conselhos Municipais Antidrogas e da Criança e do Adolescente.

Palestras

A primeira palestra ministrada abordou sobre os direitos da criança e do adolescente, os avanços e desafios, a mobilização, a implementação e o monitoramento da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A conselheira estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elizete Sales Sodré, destacou que os municípios têm a competência de estabelecer as estratégias de monitoramento do Plano, garantindo assim a sua real efetivação.

Em seguida, a Conselheira Estadual sobre Drogas, Marússia Medrado, ministrou a palestra sobre a política nacional sobre drogas. Marússia explanou sobre a construção da política estadual sobre drogas, com base na nacional, explicando os objetivos, diretrizes, combate e a prevenção. “O caráter preventivo começa na família e continua na sociedade”, ressaltou Marússia. Finalizou afirmando que a responsabilidade é compartilhada, ou seja, a responsabilidade é de todos no combate as drogas.

Conferências

Nesta manhã, terça-feira, dia 13, ocorre a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O público foi dividido em grupos para discutirem propostas dentro dos cinco eixos temáticos: promoção dos direitos das crianças e adolescentes; proteção e defesa dos direitos; protagonismo e participação de cri anças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos; e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes. No período da tarde será realizada a Conferência Regional de Políticas sobre Drogas. (Ascom Prefeitura de Colinas)