Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com o objetivo de promover a preservação ambiental, criando processos de envolvimento, participação, capacitação e treinamento dos moradores da área de influência do Ribeirão Taquaruçu Grande, a Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Semades) e a Prefeitura de Palmas, contando com o apoio científico da Fundação O Boticário de preservação da Natureza e o Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC), está realizando o levantamento socioambiental e físico da sub-bacia do ribeirão Taquaruçu Grande.

O projeto, orçado em aproximadamente R$ 1 milhão pretende elaborar um projeto de revitalização da sub-bacia do ribeirão Taquaruçu Grande, principal manancial de captação de água da Capital. Na ocasião, serão elaborados mapas temáticos e o monitoramento e análise da qualidade das águas daquela sub-bacia, além de definir as diretrizes para o projeto de recuperação da sub-bacia e as definições das diretrizes para o projeto de recuperação a partir dos dados de monitoramento, do levantamento socioambiental e físico dos mapas temáticos. Também é objetivo do projeto o pagamento dos serviços ambientais (ativos ambientais) para as comunidades locais participantes.

Para o presidente da Saneatins, José Vicente Marino, o objetivo do projeto, além de garantir a preservação das áreas de nascentes e de captação de água é discutir a educação ambiental junto aos moradores situados próximos do ribeirão Taquaruçu Grande. “Não só nós da Saneatins mas todos os nossos parceiros estamos empenhados em garantir a preservação ambiental e a qualidade de vida de todos os beneficiados pelo serviço de distribuição de água na Capital”, ressaltou.

Objetivos

No desenvolvimento do projeto, caberá à TNC as atividades de diagnóstico, priorização e monitoramento para a conservação e restauração ecológica da bacia do Taquaruçu Grande. Tendo como base a experiência desenvolvida pela Fundação O Boticário, será implantado um mecanismo de pagamento por serviços ambientais realizados pelas comunidades próximas ao Taquaruçu Grande e ao córrego Taquaruçuzinho. (Ascom Saneatins)