Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Estadual da Saúde informa aos pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para vacinar contra paralisia infantil, sarampo, caxumba e rubéola que a Campanha Nacional Contra a Paralisia Infantil e a de Seguimento contra o Sarampo encerram na próxima sexta-feira, dia 16. Até o momento o Tocantins alcançou 92,59% de cobertura contra o Sarampo e 96,01 % de cobertura contra a Pólio.

Foram aplicadas 119.710 doses de vacinas contra a Paralisia Infantil que proporcionou ao Estado alcançar a cobertura estipulada pelo Ministério da Saúde, mas a intenção da Secretaria da Saúde e vacinar 100 % das crianças. “O Estado está trabalhando para atingir esta meta, já enviamos técnicos e veículos para 14 municípios para ajudar na campanha, esperamos que esses números melhorem até sexta-feira”, disse a coordenadora de Imunização da Sesau, Marlene Alves.

No entanto em relação à campanha de vacinação contra o Sarampo o Tocantins ainda não alcançou sua meta, já foram aplicadas 139.982 doses.

Mais informações

Poliomielite - doença que deixava centenas de deficientes físicos a cada ano, hoje encontra - se erradicada nas Américas em virtude das ações de imunização e de vigilância epidemiológica, desenvolvidas desde o início da década de 80 até o presente momento. Pelo êxito na luta contra a doença, o Brasil recebeu em 24 de setembro de 1994 da OMS - Organização Mundial de Saúde, o Certificado de Erradicação da poliomielite.

Sarampo – é uma doença viral, aguda, grave, transmissível e de alta contagiosidade. É uma das principais causas de morte entre crianças, apesar de haver uma vacina segura. Seus principais sintomas são: febre alta, exantema, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes e pequenas manchas brancas no interior das bochechas que se desenvolve na fase inicial da doença. No Brasil desde 2001 não existem casos autóctones. (Ascom Sesau)