Estado

Desde o início da manhã desta quinta-feira, dia 15, somente poderão trafegar pela ponte sobre o Rio Tocantins em Porto Nacional, TO-255, veículos cujo Peso Bruto Total Combinado (PBTC) não seja superior a 30 toneladas. A medida foi determinada pela Secretaria da Infraestrutura para assegura a integridade de cargos e passageiros usuários do TO -255, e recuperar a ponte e por base laudos técnicos que mostram que as condições físicas estruturais da obra, construída no final da década de 70, não suportam pesos maiores.

Todas as rodovias que podem dar acesso à ponte estão sinalizadas e panfletos sobre a limitação de peso estão sendo distribuídos em pontos estratégicos de parada de caminhoneiros. Agora a Seinfra está com balanças instaladas nas duas extremidades de acesso à ponte – trevo da TO -050 e trevo da TO -255 com a TO – 070, para verificar os pesos e liberar as passagens dos veículos que usam aquela rota de transporte. A limitação de peso, e também de velocidade, 40Km/h, é por tempo indeterminado.

Paralelo à recuperação da ponte de Porto Nacional, a ideia, já anunciada pelo governador Siqueira Campos, é construir uma nova ponte sobre o Rio Tocantins para assegura a ligação da região à BR 153 (Belém-Brasília) por uma rota mais curta e segura. O projeto de viabilidade técnica e financeira já está sendo estudado pela Seinfra, devendo ser a nova ponte um equipamento ultramoderno, que alie beleza e grande capacidade de trânsito. (Ascom/Seinfra)