Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Vinicius

Foto: Marcos Vinicius

A Secretaria da Saúde de Palmas realiza mutirão de combate à Dengue, nesta terça-feira, dia 20, na Quadra 110 Sul. Equipes de Combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vão se reunir na praça central, para vistoriar os imóveis, em busca de focos do mosquito da dengue.

"As inspeções não se limitam na vistoria do imóvel, nossos agentes são capacitados a oferecer orientações de prevenção a dengue para que os moradores atuem como vigilantes dos próprios quintais”, ressalta Samuel Bonilha, titular da Semus, alertando que, com a proximade do período chuvoso, "essa vistoria deve ser feita sempre após a chuva", orienta.

Focos destruídos

Entre os meses de junho, julho e agosto de 2011, as equipes de Controle Vetorial do CCZ destruíram cerca de 190 focos positivos para dengue, em imóveis residenciais e 31 em imóveis comerciais, terrenos sem edificação e pontos estratégicos.

“Esses dados revelam a responsabilidade do proprietário vigilante em inspecionar cotidianamente as dependências do seu imóvel. Depósito de água em geladeiras, pratos de vasos de plantas, calhas entupidas são ambientes muito perigosos”, explica José Benedito de Oliveira, coordenador do mutirão.

Ingresso Forçado

Guardas metropolitanos e um chaveiro farão o ingresso forçado em imóveis abandonados. “Com o ingresso forçado nossos agentes de Endemias têm acesso a casas fechadas para destruir focos do mosquito da dengue e realizar o tratamento de ralos, fossas abertas e outros depósitos de água fixos, em ambientes de fácil acesso ao mosquito”, explica Claúdio Glberto Garcia, diretor de Vigilância em Saúde. (Ascom Semus)


DENGUE EM PALMAS

Ano - Dengue

2010 - Casos confirmados

Total

2762

2011 – Casos confirmados

3941

Última atualização em 15/09/2011

Fonte: Secretaria da Saúde de Palmas