Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – Fieto sediou na manhã dessa quinta-feira, 22, reunião sobre o Consórcio Estreito Energia – Ceste, um dos maiores projetos de geração de energia em curso no Brasil. O objetivo do encontro foi discutir o desenvolvimento da aquicultura e pesca na região, a perspectiva do desenvolvimento da produção de peixe no lago do reservatório e conhecer o que o Programa Ceste está fazendo nas cidades atingidas pelo reservatório da usina (10 municípios do Tocantins e 2 do Maranhão). Gestores políticos dos dois estados participaram da reunião.

O chefe de Assuntos Estratégicos e Relações Institucionais do Ministério da Pesca e da Aquicultura, Luiz Sabanay, destacou como desdobramentos do projeto Ceste a melhoria e a qualificação da mão de obra dos pescadores e a organização destes em cooperativas e associações.

O presidente do Sistema Fieto - Federação das Indústrias do Estado do Tocantins e do Conselho Deliberativo do Sebrae/TO, Roberto Magno Martins Pires, frisou as diversas cadeias produtivas existentes na região. “A área envolvida na implantação da Usina de Estreito possui diversas cadeias produtivas, em especial a pesca. A Fieto e o Sebrae tem o maior interesse de contribuir na gestão desses processos para que o desenvolvimento da região seja igualitário, economicamente viável e sustentável”.

“A produção no âmbito do lago não vai ser tão grande para o pescado e a gente tem que pensar sim na produção do peixe, na aquicultura, nas alternativas do tanque rede”, disse o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, apontando as opções de exploração da pesca no reservatório.

Também estava presente a subsecretária de Aquicultura e Pesca, Miyuki Hyashida, a diretora do Sebrae, Mila Jaber, o prefeito de Tocantínia e presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Manoel Silvino, representantes da Secretaria da Indústria e Comércio do Tocantins, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Embrapa Nacional, Sebrae/MA, COOPTER, Senar, prefeitos, dentre outros representantes de instituições representativas relacionadas ao assunto. (Assessoria de Imprensa Fieto)