Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A equipe da Escola Estadual Criança Esperança realizará neste sábado, 24, a partir das 8 horas, um passeio ciclístico saindo da escola, na quadra 305 Norte, passando pelas principais avenidas que ligam a região Norte de Palmas à Praça dos Girassóis. Na ocasião, haverá um sorteio de uma bicicleta.

A ação denominada de projeto Edubike tem o objetivo de apresentar para a sociedade o trabalho de conscientização sobre a educação para o trânsito. A iniciativa reunirá pais, alunos e comunidade em geral.

Para a culminância do trabalho, os alunos discutiram o tema ‘educação no trânsito’, desde o início do semestre por meios de palestras, estudos e pesquisas. A escola contou com a parceria dos técnicos do Detran – Departamento de Trânsito e da ATTM – Agência de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Palmas.

O projeto Edubike foi criado em 2004, a partir da observação dos docentes da disciplina de Educação Física sobre os hábitos esportivos dos alunos, cuja maioria vão à escola de bicicleta e também é uma forma de refletir sobre as praticas saudáveis para a vida.

No percurso serão observados questões como os valores da tolerância, do respeito às leis de trânsito e uma análise crítica das políticas públicas referentes a locomoção. Para a realização do passeio ciclístico, a escola contará com a parceria da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da ATTM, do Detran, da Saneatins, da Secretaria da Educação, entre outros.

A gestora da escola Maria do Carmo Riberio dos Santos comentou que os temas geradores desenvolvidos no projeto foram: dignidade humana, qualidade de vida, saúde, meio ambiente e socialização. (Ascom Seduc)