Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Marielton Francisco dos Santos, juntamente com um grupo de oficiais militares da PMTO, prestigiou, na manhã desta segunda-feira, 26, a apresentação do Painel de Estudos Políticos Econômicos e Militar do Tocantins, que consistiu em três palestras.

O evento é uma iniciativa do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro (Batalhão Tocantins), que recebe em Palmas uma comitiva de 25 oficiais da alta patente do Exército, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (RJ), e responde ao trabalho de conclusão do curso de “Estudo Estratégico de Área” desses militares. A solenidade foi realizada no auditório do Palácio Araguaia e contou com a presença do governador do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos.

O painel foi aberto com a palestra “Tocantins: Estudos Estratégicos da Região Amazônica” (Painel Político), ministrada pelo secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Borges da Silveira. Ele fez uma explanação sobre as potencialidades e realizações do Estado nas áreas da educação, agronegócio, economia, saúde, infraestrutura – energética e de transportes -, ciência e novas tecnologias, entre outros. Antes, o secretário apresentou o Tocantins desde a sua criação (1988), até os dias atuais.

O palestrante adiantou que são objetivos do Governo a criação de um grande programa de capacitação profissional, implantação de uma escola técnica em cada microrregião do Estado, a criação de uma instituição de pesquisa em energias limpas e agropecuária, a popularização da ciência e a implantação de centros vocacionais tecnológicos em todo o Tocantins. “Estamos nos estruturando para melhorarmos o nível de conhecimento no Estado para estimularmos a pesquisa, mas uma pesquisa aplicada, que venha ao interesse da comunidade”, ressaltou o secretário. Ao final de sua palestra, foi exibido um vídeo institucional do Governo do Estado.

“É salutar que os conhecimentos sejam compartilhados, e o Tocantins ganha com esse intercâmbio, pois são informações que serão repassadas durante a execução do trabalho desses novos oficiais do Exército, com dados não só do Tocantins, mas de todo o Brasil”, observou o coronel Marielton.

Após um breve intervalo, seguiram-se os painéis: Militar/Exército, com explanações feitas pelo comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro no Tocantins, tenente coronel Marco Antônio Martin da Silva; e Militar/Marinha, apresentado pelo comandante Luiz Alberto. Eles abordaram o emprego das forças do Exército e da Marinha no Tocantins.

De acordo com o 22º BI, “o curso de Estado-Maior prepara o oficial para exercer as funções de comandante das mais de 600 organizações militares do Exército espalhadas por todo o território nacional”.

Visita

O grupo de oficiais visitará, na tarde desta segunda-feira, a sede da Organização Jaime Câmara, em Palmas. Para esta terça-feira, 27, a comitiva participará de painel econômico com palestrantes da FAETO e Fieto e também visitará a UHE Lajeado, com um passeio flutuante no Lago de Palmas.

O evento também contou, além dos militares do 22º BI, com a presença de secretários de Estado; do chefe do Estado Maior da PMTO, coronel Jefferson Fernandes Gadelha; de representantes da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) e da UMA (Universidade da Maturidade/UFT). (Ascom PM)