Cultura

Foto: Edivan Cavalcanti

A Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, por meio do Nuta - Núcleo Tocantinense de Arqueologia, promoveu ações de educação patrimonial em Arraias, na última sexta-feira, 23. Dentro da programação, o Grupo Lagoa da Pedra fez uma apresentação de Sussia e o Chapada de Negro chamou atenção com as batucadas e as gingas da capoeira.

As apresentações foram acompanhadas de palestras abordando o programa Saltovia BR-242, mostra de arqueologia do Tocantins e o patrimônio histórico e cultural da cidade. Próxima parada para educação patrimonial será em Peixe, no próximo dia 30.

Essas ações fazem parte do programa Saltovia BR-242, desenvolvido pelo Nuta, com objetivo de promover atividades enriquecedoras para troca de informações e cooperação, que contribua para a percepção e valorização dos patrimônios arqueológico e histórico – cultural da região de influência da BR-242 no Estado do Tocantins.

Além de Peixe e Arraias, foi feito também um levantamento, monitoramento e resgate do Patrimônio Histórico Cultural, Paisagístico e Arqueológico nos municípios de Taguatinga e Paranã, onde já foi realizado esse trabalho de educação patrimonial. (Ascom Unitins)