Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A PM do Tocantins abriu nesta quarta-feira, 28, prosseguindo até às 11h da próxima sexta-feira, 30, as inscrições ao processo seletivo para o preenchimento de dezessete vagas para policiais militares interessados em compor o efetivo de caráter permanente do Batalhão Especial de Pronto Emprego (BEPE), da Força Nacional de Segurança Pública.

As inscrições, gratuitas, deverão ser feitas nas próprias unidades da PMTO, nos seguintes locais: Palmas (1º e 6º BPMs e QCG, na Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa), Araguaína (2º BPM), Pedro Afonso (3º BPM), Gurupi (4º BPM), Porto Nacional (5º BPM), Guaraí (7º BPM), Paraíso (8º BPM), Arraias (1ª CIPM), Dianópolis (2ª CIPM), Colinas do Tocantins (3ª CIPM), Araguatins (4ª CIPM), Tocantinópolis (5ª CIPM), Miracema do Tocantins (6ª CIPM), CIPAMA (Palmas, Araguaína e Gurupi), CIOE (Palmas, Araguaína e Gurupi) e Casa Militar (Palmas/Palácio Araguaia). Não serão aceitas inscrições pela internet.

As dezessete vagas estão distribuídas da seguinte forma: 01 (uma) vaga para Oficial Intermediário do QOPM (masculino); 02 (duas) vagas para Oficial Subalterno do QOPM (masculino); 02 (duas) vagas para Subtenentes ou Sargentos do QPPM (masculino); 09 (nove) vagas para Cabos ou Soldados do QPPM (masculino); 03 (três) vagas para Cabos ou Soldados do QPPM (feminino).

Dentre os requisitos para seleção estão: não possuir condenação penal nos últimos três anos; não ter sido responsabilizado ou condenado pela prática de infração administrativa grave, pelos últimos três anos; não estar respondendo a processo administrativo (Conselho de Justificação ou Disciplina, IPM) ou processo criminal na justiça comum ou militar; e possuir, no mínimo, 03 anos de experiência profissional na atividade operacional, não devendo estar afastado desta há mais de um ano, comprovados através de declaração do seu comandante imediato.

A seleção será feita em quatro etapas, obedecendo ao seguinte cronograma: Inscrições (28 e 29/09, das 8h às 12 e das 14h às 18h, e dia 30/09, das 8h às 11h); Inspeção de Saúde (03/10, às 8h, no QCG/Palmas); Teste de Aptidão Física (06 e 07/10, a partir das 7h, no QCG e Praia da Graciosa); e Entrega da Documentação (11/10, no QCG, na Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa).

O resultado final está previsto para ser divulgado até o dia 14 de outubro. Anualmente, a PMTO seleciona, em média, 17 militares para a Força Nacional de Segurança Pública. O efetivo do BEPE poderá ser empregado em qualquer tempo e em qualquer região do País.

Segundo o Edital, os policiais militares selecionados vão atuar de forma integrada na Força Nacional de Segurança Pública e ficarão sob a coordenação do Ministério da Justiça durante o período de até 01 (um) ano, a partir da apresentação do efetivo na sede do BEPE, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, mas não deixam de integrar o quadro funcional de seu respectivo órgão.

O objetivo da seleção é a estruturação e emprego da Força Nacional de Segurança Pública como tropa de caráter permanente no Distrito Federal, em consonância com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), compreendendo operações conjuntas, desenvolvimento de programas e projetos do Governo Federal, desenvolvimento de atividades de treinamento e capacitação, mobilização, emprego e desmobilização dos integrantes das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados-membros e do Distrito Federal. (Ascom PM)