Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A partir do projeto “Coleta Seletiva: Conexões para uma Vida Sustentável”, professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) se reuniram para colocar no papel as vivências e as ações de alunos e pesquisadores junto à Associação de Catadores e Catadoras de Material Reciclável do Centro Norte de Palmas (Ascampa).

A iniciativa é uma parceria inédita entre o Núcleo de Economia Solidária da UFT e o Programa Conexões dos Saberes - financiado pelo Ministério da Educação (MEC/SECAD) - e norteia seis dos nove capítulos que compõem a publicação. Os demais temas abordados giram em torno da preocupação de pesquisadores brasileiros com a articulação entre o desenvolvimento, a gestão e as questões sociais.

O livro intitulado “Desenvolvimento, Gestão e Questão Social: uma Abordagem Interdisciplinar” contou com a colaboração de 14 autores, sendo professores da UFT, Universidade de Brasília (UnB) e alguns alunos de graduação, dos cursos de Administração, Engenharia de Alimentos e Economia. A organização é dos docentes Liliam Deisy Ghizoni e Airton Cardoso Cançado.

O primeiro lançamento ocorreu para as turmas da especialização em Gestão Pública e Sociedade e do MBA em Gestão de Cooperativas da UFT, mas as experiências vividas e agora publicadas voltarão para o cenário de origem, com lançamento na própria Ascampa, no próximo dia 1 de outubro, às 14h, na Comunidade Kolping, localizada na quadra 305 Norte. Na ocasião, está prevista a entrega de um exemplar para cada catador.

Os interessados na leitura podem adquirir o livro gratuitamente, solicitando pelo email nesol@uft.edu.br. (Ascom UFT)