Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Na semana do aniversário do Tocantins, a Câmara Federal realizou nesta terça-feira, 4, no Espaço do Servidor e Hall da Taquigrafia, em Brasília (DF), uma cerimônia que marcou a abertura da exposição “A luta de um constituinte na criação do mais novo Estado do Brasil”, composta de painéis fotográficos em homenagem à trajetória do governador Siqueira Campos, enquanto deputado federal, que culminou com a criação do Estado do Tocantins com cenas de momentos marcantes da criação do Estado, bem comopaisagens e imagens que retratam a riqueza e a cultura tocantinense.

A cerimôniacontou com a presença do primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, deputadoEduardo Gomes, da secretária da Cultura do Tocantins, Kátia Rocha, do secretáriode Comunicação do Tocantins, Arrhenius Naves, do senador Vicentinho Alves, do cantor tocantinense Rick Sollo (da dupla Rick e Renner) e ainda da turma daUniversidade da Maturidade- UMA da UFT.

Na ocasião o deputado federal Eduardo Gomes lembroua luta do projeto de criação do Tocantins. “Aqui, neste mesmo local, há 23 anosfoi discutido o projeto de criação do Estado do Tocantins pelo então Deputado Federal, hoje, nosso governador, Siqueira Campos. Nestes 23 anos este ambiente continua o mesmo, mas para o Tocantins estes anos geraram uma grande diferençaque pode ser observada nestes painéis”, declarou.

Kátia Rocha falou sobre a importância do períodohistórico que está sendo retratado e ainda sobre o exemplo do Tocantins. “É ummomento muito significativo onde estamos revivendo um período histórico no qualfoi criado o Estado do Tocantins, destacando o Tocantins como um exemplo para oBrasil”.“Enquanto vários estados do Brasil buscam aredivisão territorial, o Tocantins vem com este exemplo de sucesso, tendo emvista os dados de desenvolvimento da região de 23 anos atrás, quando o Estadoera então Norte Goiano, em comparação aos dias atuais”, ressaltou o secretáriode Comunicação Arrhenius Naves, ao conferir as imagens da exposição.

O cantor tocantinense Rick Sollo, natural de Monte do Carmo, enfatizou a trajetória de Siqueira Campos. “Achei interessanteexatamente por ser uma exposição que conta a trajetória e a história de uma pessoa que já provou que não basta apenas sonhar, mas tem que ter atitude. Para nós tocantinenses, esta exposição é muito importante não só para o Tocantins, mas para todo o Brasil”.

O público presente e os visitantes da CâmaraFederal apreciaram a exposição. “Não conheço o Tocantins, mas achei muitointeressante o contraste que o Estado possui. Ao mesmo tempo em que possui umacapital moderna, tem o destaque da cultura indígena, a natureza e as paisagensque são belíssimas”, disse a servidora pública Lúcia Monteiro.

A exposição reproduzida em imagens de painéis eadesivos segue até sexta-feira, 7, data em que ocorrerá uma sessão solene emcomemoração aos 23 anos da autonomia do Estado do Tocantins, às 15 horas, noplenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A sessão foi solicitada pelo primeiro secretário da Casa, deputado Eduardo Gomes (PSDB) que, na oportunidade, estará representando o presidente Marco Maia (PT-RS). Para asessão solene, está prevista a presença do governador Siqueira Campos, que visitará e participará do encerramento da exposição. Na programação haverá ainda a participação do cantor tocantinense Genésio Tocantins, que homenageará o Estado cantando o hino ao Tocantins. (Secom)