Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Às vésperas da temporada de chuva, período também em que aumentam os casos de Dengue na capital, o Colégio Militar de Palmas e o CEML – Ulbra, com apoio e orientação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizarão juntos na próxima sexta-feira, 7, o mutirão visando maiores informações aos moradores e o fim dos focos do mosquito Aedes Aegypti. Cerca de 900 estudantes, 40 combatentes da Semus e diversos professores estarão juntos na ação. Os trabalhos começam às 7h, no Colégio Militar.

O Mutirão estará focado nas Quadras 106 Norte, 108 Norte, 110 Norte, 208 Norte e 406 Norte. Segundo a Coordenação Epidemiológica da Semus, os grandes problemas dessas regiões são as calhas, piscinas, rolos de pias e banheiros e os entulhos jogados nos terrenos baldios que proporcionam a proliferação do mosquito. A Secretaria calcula que existam cerca de três mil residências nessas cinco quadras.

Durante o Mutirão os estudantes colherão informações nas residências para traçar o perfil das quadras. Enquanto isso, os combatentes orientarão os moradores e identificarão os focos do Aedes Aegypti, que infectado provoca a Dengue em quem for picado. Conforme a mídia já noticiou nessa terça-feira, 457 casos foram registrados em Palmas em setembro, sendo que 90% dos focos estão nas residências. Os números assustam e fazem as autoridades alertarem para uma possível epidemia da doença na capital.

Desde janeiro, segundo informou a Semus, Palmas já registrou 8.176 casos de Dengue, o que equivalem a 45% de todos os registros no Estado, que totalizam 18.227. (Assessoria de imprensa Colégio Ulbra)