Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Geograficamente mapeado na região Norte do País, o Tocantins é divulgado como “A Sétima Maravilha da Amazônia” por seus destinos turísticos, que reúnem atrativos dos segmentos Sol e Praia, Cultural, Pesca Esportiva, Ecoturismo e Turismo de Aventuras, Negócios e Eventos e Esportes. Os traços fortes das sete nações indígenas são patrimônio inestimável e acervo cultivado, embora ainda não tenham sido liberados para visitas turísticas. Potencial de biodiversidade e beleza natural, reconhecido como produto estonteante de turismo, o Estado seduz e encanta com a natureza rude do cerrado, as indescritíveis cachoeiras e as estalactites ponteagudas das cavernas, além da riqueza pré-histórica das escritas rupestres na serra do Lajeado e a imensidão do verde do Cantão.

Este cenário está retratado na exposição fotográfica da Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), no espaço destinado ao órgão na programação da Amazontech 2011, que inicia amanhã, dia 18, no Espaço Cultural de Palmas. O Tocantins focado pelo repórter-fotográfico Tiago Sá mostra as águas cristalinas do rio Azuis, em Aurora e o potencial ecoturístico do Cânion Encantado, em Almas. A deslumbrante cachoeira da Velha e o artesanato em capim dourado do Jalapão atraem os olhares.

As Cavalhadas de Taguatinga com sua rica tradição medieval e Festa de São João Batista, padroeiro de Paranã são destaque nos painéis da exposição. A fauna selvagem em seu habitat natural no Cantão e o ritual das danças dos índios Xerentes encantam. O pescador solitário em Peixe e a grandiosidade da praia de Araguacema, o Palácio Araguaia em Palmas e a Ponte da Integração, com vista noturna, fecham esta mostra, que merece ser apreciada.

Natureza amazônica, coração sertanejo, olhar para o futuro na modernidade de Palmas. Este Tocantins é “A Sétima Maravilha da Amazônia”. (Assessoria de Imprensa Adtur)