Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Placa solar em telhado de casa

Placa solar em telhado de casa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Placa solar em telhado de casa Placa solar em telhado de casa

O Tocantins se reúne com os oito estados da região amazônica, durante o I Seminário de Energias Limpas, para criação do Fórum de Cooperação entre os estados da Região Norte. O fórum será coordenado pela Subsecretaria de Energias Limpas da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário (Seagro) e faz parte faz parte da programação da 7ª edição do AmazonTech. A reunião acontece no dia 19, no auditório Mumbuca, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a partir das 17 horas.

O Seminário que acontece no dia 19 de outubro, a partir das 8h30, é uma realização da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e pretende debater as diversas alternativas sustentáveis sobre o setor de Energias Limpas no Estado. “Vamos mostrar a legislação e os incentivos fiscais que o Tocantins pretende implantar. Queremos despertar a região para a importância do setor”, explica o subsecretário de Energias Limpas, Ailton Parente Araújo, acrescentando que estão em processo de outorga três pedidos de usinas solares no Estado.

Segundo o diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Eduardo Leal, a criação deste grupo de trabalho será de grande relevância para todos os estados. É uma forma de integrar a todos com a mesma intenção e buscar fontes alternativas energias limpas. “Esse fórum será de grande relevância, pois assim estaremos buscando, em conjunto, pesquisas e estudos em fontes de energia renovável. E assim queremos fortalecer as ideias neste segmento”, argumentou.

Leal disse, ainda, que é uma ótima oportunidade para a troca de experiência entre os estados. “A região amazônica é rica em sua biodiversidade, portanto, precisamos criar as melhores condições para explorar os recursos naturais de forma sustentável”, disse acrescentando que o mercado exterior exige cada vez mais produtos sustentáveis com selo de qualidade. (Ascom Seagro)