Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

No Tocantins a silvicultura ocupa uma área de aproximadamente 80 mil hectares – segundo aponta um levantamento parcial da Subsecretaria de Energias Limpas. A plantação de florestas é uma alternativa para o restabelecimento de áreas degradadas, como a de pastagens, estimadas em mais de 5 milhões de hectares. A empresa Suzano Papeis e Celulose possui plantações de florestas de eucaliptos no Bico do Papagaio e está estudando a possibilidade de instalar uma indústria na região.

Como o interesse da empresa é investir não só em florestas, mas também na agroindústria, representantes da empresa estiveram na tarde desta quinta-feira, na Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário para uma visita institucional onde foram recebidos pelo secretário executivo, Ruiter Pádua que desejou boas vindas e disse que o Governo do Estado tem todo o interesse em apoiar projetos e iniciativas que beneficie o povo tocantinense.

De acordo com Pádua, o Tocantins possuiu excelente logística, grande áreas com potencialidades para a silvicultura e incentivos fiscais para o setor de biodiesel. “O Estado tem interesse em programas e projetos de fomento que gere renda e fixe o homem no campo, por isso é prioridade do governo a regularização fundiária. Pedimos aos representantes que apresentem as potencialidades e os incentivos que o Tocantins possui, para os diretores, para que o Estado seja a escolha da empresa para investirem e se instalarem em definitivo”, reforçou.

O gerente de Relações Institucionais e Certificações, Flávio Moura Fé Lima agradeceu a atenção e objetividade que os gestores e técnicos do Governo do Estado têm recebido a equipe da Suzano. Segundo ele, o Brasil é hoje a última fronteira da celulose e a região, que integra os estados do Piauí, Maranhão e Tocantins, é atrativa para a plantação de florestas, devido ao clima, a logística e preço. “Por isso o interesse da Suzano em se instalar definitivamente na região”, completou.

A empresa

A Suzano Papel e Celulose possui área de propriedade de 513 mil hectares de terras, sendo 300 mil hectares destinados à produção de celulose e 175 mil hectares empregados no plantio de eucalipto, destes 42% destinados à preservação e infraestrutura. Com capacidade de produção total de 1,98 milhão de toneladas, 1,15 milhão de toneladas de papel e 827 mil toneladas de celulose de mercado.

A Suzano Papel e Celulose é uma das maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. A Companhia conta com cinco unidades industriais: Suzano, Rio Verde e Embu no estado de São Paulo, Mucuri no sul da Bahia e, além disso, a Companhia também detém indiretamente 50% do controle da Ripasa, empresa que produz celulose, papéis para imprimir e escrever, especiais, papel cartão e cartolinas, e que possui uma unidade industrial integrada produtora de celulose e papel no Estado de São Paulo, em Americana. A Ripasa possui duas unidades industriais no Estado de São Paulo: uma fábrica integrada em Americana, e uma fábrica de papel em Embu. (Secom)