Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Na noite desta última quinta-feira 20, aconteceu a cerimônia de abertura da III Plenária da Força Sindical, que este ano vem com o tema “Planejamento Força Estadual para 2012”, além do início do Curso de Formação Sindical, que contou com a presença de presidentes sindicais de várias cidades do Estado, trabalhadores e do técnico da Secretaria de Formação Sindical da Força, Wilson Fava.

Carlos Augusto Oliveira, presidente da Força Sindical no Tocantins, afirmou que, desde que assumiu a presidência há um ano, este é o segundo seminário promovido, com o intuito de trazer mais conhecimento e fortalecimento das entidades sindicais do Estado.

“Eu estou muito feliz em ver esta quantidade de trabalhadores no nosso curso, isto reflete a preocupação e o comprometimento dos companheiros com as lutas sindicais, nós enfrentamos muitas dificuldades e este curso nos trará o conhecimento de que nós precisamos. Hoje nós não temos respaldos de partidos políticos, eles não têm compromisso com os trabalhadores, e cabe a nós a responsabilidade de mudarmos este jogo, nos fortalecermos e fazer com que os entes políticos respeitem as entidades sindicais e os trabalhadores”, concluiu o presidente.

Em seu discurso Wilson Fava, afirmou que as entidades sindicais precisam formar lideranças. “Os cursos de formação sindical permitem que estas lideranças fiquem
preparadas para os desafios que têm que enfrentar no dia a dia, e uma vez formados, esses trabalhadores podem se tornar exemplos não só no meio sindical, mas no meio político, e nos diversos segmentos da sociedade”, disse.

O diretor da Força Nacional, Elcio dos Santos, destacou que este curso foi uma iniciativa do presidente Carlos Augusto e contribuirá para a formação dos sindicalistas e ajudando na assistência aos trabalhadores, em negociações, e também formará lideranças para a melhoria das estruturas sindicais.

José Raimundo Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Palmas, lembrou que movimento sindical hoje é agrupamento, união das entidades, e isso se faz com cursos de formação como este, e sugeriu outros cursos como contabilidade, negociações coletivas entre outros. (Assessoria de Imprensa)